Hoje em dia é difícil encontrar uma pessoa que não tenha o WhatsApp instalado no celular e não o use diariamente. O aplicativo de conversas mudou a forma como as pessoas se comunicam, seja a conversa entre amigos ou as relações profissionais, como as relações entre o profissional de saúde e o paciente. O que muitos profissionais da área ainda não sabem é que o WhatsApp criou um aplicativo voltado especialmente para pequenas e médias empresas, que pode ser utilizado estrategicamente por clínicas e consultórios. É o WhatsApp Business. Quer descobrir mais sobre ele e saber como usar no seu consultório? Então, acompanhe o texto!

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma versão especial do WhatsApp voltada para os negócios, que conta com ferramentas especiais que ajudam os empreendedores na relação com os seus clientes. Na área da saúde, pode ajudar os profissionais e os gestores dos estabelecimentos na relação com os pacientes.

O principal objetivo é organizar o relacionamento com o cliente e permitir que as respostas sejam dadas de forma mais rápida. Afinal, o que todo mundo quer hoje em dia é agilidade. O aplicativo é como se fosse uma junção entre o WhatsApp tradicional com o Slack, que é um mensageiro com recursos inteligentes. A interface do aplicativo para os negócios é mais sóbria que a tradicional, mas os recursos continuam simples e os comandos intuitivos. As principais diferenças em relação ao WhatsApp tradicional são:

  • possibilidade de criar um perfil mais completo da empresa, com descrição dos serviços que são oferecidos, endereço físico, e-mail e site da empresa;
  • automatização de respostas rápidas para perguntas frequentes;
  • possibilidade de ser sincronizado a um telefone celular ou telefone fixo (o que possibilita que o telefone do consultório mesmo seja utilizado);
  • possibilidade de colocar os horários de atendimento detalhadamente, para que o cliente ou paciente possa para entrar em contato e ter uma resposta rápida;
  • selo de verificação dentro do aplicativo WhatsApp ao lado do seu nome na agenda, para que a pessoa o diferencie dos outros contatos.

Como ele funciona?

Como citamos, o aplicativo pode ser vinculado a um telefone celular ou telefone fixo. Seja qual for o telefone vinculado, a versão business do aplicativo deve ser baixada em um smartphone ou tablet. O mesmo número de celular pode ser usado para o WhatsApp tradicional e o business, mas, normalmente, recomenda-se usar números diferentes para evitar confusões.

A criação do perfil é o primeiro passo, que deve ser feito de forma cuidadosa. No caso de um consultório, por exemplo, é importante deixar claro as primeiras informações para o paciente: especialidades das consultas, horário de atendimento, convênios aceitos, endereço e site. Após criar o perfil da empresa, o usuário tem a opção de usar diversas ferramentas.

Automação de mensagens

É possível criar mensagens para respostas automáticas das principais perguntas. Alguns exemplos de respostas automáticas são:

  • informar ausência ou que a pessoa enviou mensagem fora do horário de funcionamento;
  • saudação após o primeiro contato do cliente;
  • criação de respostas rápidas relacionadas às palavras-chave das perguntas mais frequentes.

Estatísticas

Outra funcionalidade do aplicativo é a possibilidade de conferir as estatísticas sobre seu uso. O menu de estatísticas disponível nas configurações traz dados sobre mensagens enviadas, recebidas e lidas. Essa análise permite avaliar e testar a abordagem feita pelo WhatsApp Business em relação às outras formas de comunicação com o paciente.

Aplicabilidade

A versão business, assim como a versão tradicional, permite o compartilhamento de todos os tipos de conteúdo, isto é, a empresa pode enviar textos, vídeos, áudios, documentos em pdf e imagens. Isso permite maior campo de atuação da empresa e mais possibilidades de marketing.

Etiquetas

Um recurso que ajuda muito as empresas a organizarem as conversas que têm com seus clientes pelo WhatsApp Business é a classificação das conversas com etiquetas. Por meio dela, é possível colocar uma etiqueta em cada conversa para categorizá-la, de acordo com o tipo de conversa.

A conversa pode ser classificada como: reclamação, marcação de consulta, primeiro contato, dúvidas sobre serviço, entre outras. A classificação é personalizável, isto é, você pode criar as etiquetas que quiser e que se aplicarem ao seu negócio.

Como utilizá-lo na área de saúde?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o aplicativo e como ele funciona, daremos algumas dicas de como utilizá-lo a favor da sua clínica ou consultório.

Regras para utilização

Primeiramente, é importante lembrar que o marketing e a relação com o paciente na área de saúde seguem algumas regras específicas, diferentes daquelas de outras áreas. É preciso estar atento a essas regras ao utilizar o WhatsApp Business.

As principais regras são as mesmas aplicadas às outras redes sociais, presentes no Manual de Publicidade Médica, produzido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Mais especificamente, o CFM divulgou em 2016 um parecer sobre o uso do Whatsapp entre médicos e pacientes, que traz algumas considerações:

  • o WhatsApp não pode ser usado para a realização de uma consulta completa;
  • o contato pelo aplicativo não pode ser remunerado;
  • é permitido realizar agendamento de consultas, distribuir materiais educativos e solucionar dúvidas.

Dicas de utilização

Todas as ferramentas do aplicativo podem ser utilizadas pelo consultório para melhorar o relacionamento com o paciente e facilitar a comunicação. O ideal é determinar um horário de atendimento comercial para todas as questões que possam ser resolvidas pelo aplicativo (marcação ou remarcação de consultas, resolução de dúvidas etc.).

Algumas dicas que podem ajudar a usar o aplicativo no consultório:

  • preencher o perfil da forma mais completa possível, para que o paciente já consiga sanar grande parte das dúvidas sem ter de enviar mensagens;
  • determinar um horário para a secretária responder as mensagens enviadas, priorizando as mensagens mais importantes;
  • enviar pelo aplicativo materiais educativos relativos à questão de saúde do paciente (por exemplo, um guia de introdução alimentar infantil para uma mãe que vai levar seu bebê para se consultar com o pediatra);
  • direcionar o paciente para outras páginas do consultório, quando pertinente, como o site ou página do Facebook;
  • enviar mensagens para manter a relação de pós-atendimento com o paciente.

WhatsApp Business

Como vimos, o WhatsApp Business é mais uma ferramenta tecnológica que pode ajudar a sua clínica a se relacionar melhor com os clientes, proporcionando mais satisfação e tendo a possibilidade, até mesmo, de atrair novos pacientes.

E aí, quer continuar lendo sobre o assunto? Então não perca tempo e acesse o nosso texto sobre marketing odontológico!

Autor

Escreva um comentário