O boca a boca ainda é uma maneira eficiente de divulgar o seu consultório. Afinal, pacientes satisfeitos sempre recomendam e falam bem de você para outras pessoas. No entanto, isso não é suficiente para quem deseja ampliar e até manter sua base. Nessa hora é bom implantar uma estratégia de divulgação, com todas as vantagens da publicidade.

A seguir, daremos algumas dicas sobre por que (e como!) investir em marketing e publicidade, além de mencionar quais as melhores formas de divulgar o seu consultório. Lembrando que essas são apenas algumas diretrizes. Uma ótima opção para ter sucesso na área é contratar uma consultoria ou agência especializada, que já possui o know-how necessário para implantar uma boa estratégia.

Quer saber mais? Então continue a leitura e entenda!

Por que investir em marketing?

Antes de resolver adotar estratégias de marketing, é importante estudar bastante o seu negócio. É necessário saber todas as deficiências e, claro, os pontos fortes e diferenciais que podem atrair as pessoas. Ao se conhecer todos os potenciais do seu consultório, fica fácil entender por que divulgá-los.

Pense, por exemplo, se seu consultório é bem localizado, com rampas de acesso e com uma estrutura completa. Você também pode ter investido muito no treinamento dos funcionários, que realizam um atendimento especializado e de qualidade. Além disso, os exames mais simples podem ser realizados no seu consultório mesmo, o que facilita a rotina do paciente.

Certamente, o seu negócio possui atributos que podem ser atrativos para as pessoas, mas elas só ficarão sabendo se eles forem divulgados. Muitas vezes, as pessoas nem se preocupam com esses detalhes até tomarem conhecimento sobre eles.

Ou seja, antes de tudo, não só é importante conhecer os seus diferenciais como também é essencial garantir que o seu negócio tenha algum atrativo. É provável que, antes mesmo de investir em publicidade, seja necessário fazer melhorias nas próprias instalações e no funcionamento do consultório.

O marketing cria valor e o transmite para as pessoas. Ele melhora a percepção que elas têm sobre o negócio e potencializa a experiência positiva, antes e depois do atendimento. Dessa forma, serve não só para atrair novos pacientes, como manter os atuais, com uma imagem de referência e confiança no lugar e nos profissionais.

Quais os desafios da publicidade médica?

Apesar de todas as vantagens da publicidade aplicada à área médica, ela não é tão simples. Isso porque existe uma série de leis e regras específicas que regem esse mercado. Um exemplo é a RDC 36, que trata da segurança do paciente. Para saber melhor sobre todas as normas, o Conselho Federal de Medicina disponibiliza um Manual de Publicidade Médica. Vale a pena consultar antes de começar a planejar qualquer ação.

Além disso, encontrar os diferenciais e a linguagem adequada pode não ser uma tarefa fácil. Basta imaginar que, se você está criando estratégias, o seu concorrente pode estar fazendo o mesmo! Estude bem o seu mercado e a concorrência, sobretudo aqueles que estão próximos e são da mesma especialidade médica. Nessa hora, vale tentar criar diferenciais antes mesmo de começar a divulgá-los.

Como divulgar o seu negócio?

Agora que já deve ter entendido as vantagens da publicidade, pode estar se perguntando sobre o que fazer. Atualmente, existem dois tipos básicos de publicidade: offline e online. O primeiro envolve a chamada mídia tradicional, com jornais e revistas impressas, rádio, TV e outros materiais físicos.

A publicidade online é composta por todas as ações em mídias digitais, como redes sociais, anúncios de display e links patrocinados e de marketing de conteúdo. Em alguns casos, nem são percebidos como publicidade, ainda que sejam ações para promover uma marca. Ambas são eficientes, mas possuem custos e abrangências muito diferentes.

Nos meios impressos e eletrônicos o alcance é muito maior, a publicidade é mais difusa. Assim, é ótima para quem deseja atingir mais pessoas, tendo um público amplo. Já no digital, dá para alcançar públicos segmentados e muito específicos, o que é ótimo para algumas especialidades e para um negócio mais localizado.

A escolha para cada meio dependerá não só das características do seu negócio, como também do valor que possui para investimento. É bom destacar que gastar mais não significa ser mais assertivo.

Publicidade offline

Jornais e revistas

A escolha dependerá da sua capacidade de atendimento e do alcance do seu consultório. Pode ser que um jornal ou revista de bairro seja bem mais pertinente, ao atingir apenas o seu público de interesse.

Folhetos

Podem ser distribuídos na rua, em eventos ou deixados em locais estratégicos. Só é preciso ter cuidado para não sujar locais públicos ou incomodar as pessoas com algo que elas não queiram receber.

Banners e painéis

Alguns locais e eventos podem ser bem úteis, de acordo com a ligação entre o assunto e as pessoas que frequentam o local de exposição. Por exemplo, uma feira de óculos para o público consumidor é um excelente ponto de divulgação de um consultório ou clínica de oftalmologia. Folhetos e outros materiais impressos também podem ser distribuídos.

Brindes

Aqui a vantagem é sua empresa ser vista sempre que a pessoa usar o objeto. Não dá para entrar em detalhes sobre o serviço, mas funciona como lembrança de marca. Boas opções são canetas, mouse pads, pen drives e réguas, que são baratos e podem ter formatos personalizados, de acordo com a comunicação do seu consultório.

TV e rádio

Assim como nos impressos, as versões locais são mais em conta e atingem um público qualificado. Apenas tenha o cuidado de fazer spots de bom gosto e que sejam interessantes.

Publicidade online

Redes Sociais

Ter uma página no Facebook, Twitter, Instagram ou outra rede social não é uma questão de seguir uma moda, mas, sim, de estar onde seu público está. Nesse caso, é importante saber que essas não são apenas ferramentas de divulgação. As pessoas querem receber conteúdo de qualidade e posts que sejam pertinentes para o dia a dia.

Blogs

Muitas vezes, uma pessoa busca pelo seu assunto, não seu tipo de negócio. Isso não significa que ela não possa ser um cliente um dia. Essa é a premissa de se ter um blog e adotar todas as estratégias de marketing de conteúdo.

Facebook Ads

Além de oferecer conteúdo, dá para promover o seu negócio na rede social. Os anúncios são baratos e totalmente direcionados de acordo com quem se deseja atingir.

Google Adwords

Os anúncios são direcionados de acordo com as buscas das pessoas. Ou seja, é bem mais fácil e barato fazer publicidade apenas para quem realmente tenha interesse no que se anuncia.

Ações diferenciadas

Além de todas as formas mencionadas acima, é possível participar de eventos, patrociná-los, realizar ações de ativação e campanhas sociais. Mesmo aquilo que não representa uma forma de publicidade pode ajudar a alavancar o seu nome e a marca da sua empresa.

Vantagens da publicidade

Cada negócio possui características que ajudam a definir uma estratégia mais pertinente. As vantagens da publicidade não envolvem apenas a divulgação dos seus serviços. Essas ações representam a construção de uma marca forte, confiável, com um público fiel.

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Vantagens da publicidade para consultórios: saiba tudo!
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Vantagens da publicidade para consultórios: saiba tudo!
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Pacientes satisfeitos sempre recomendam e falam bem de você para outras pessoas.Mas, isso não é suficiente. Essas são as vantagens da publicidade.
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