Os avanços tecnológicos têm propiciado muitas vantagens para os profissionais da área de saúde e para os seus pacientes. Diretamente, os modernos aparelhos e exames permitem um diagnóstico mais rápido e exato, sendo benéfico para ambos os lados. Afinal, o tempo de atuação do médico diminui, assim como o intervalo de tempo para iniciar o tratamento.

Os recursos da tecnologia também podem ser usados na área de gestão da saúde para beneficiar os pacientes indiretamente. Isso porque eles propiciam um atendimento pelos profissionais médicos mais eficiente, organizado e prazeroso.

Esses resultados podem ser observados quando a clínica ou o consultório optam por um software para otimizar processos mais simples e práticos. O interessante é que esse tipo de tecnologia pode ser usado para realizar a gestão financeira e de pacientes, além de integrar o prontuário eletrônico, dentre outras várias funções.

Quer saber quais são as outras funcionalidades de um software para otimizar processos e os seus benefícios? Então continue a leitura do artigo!

Quais são as funções de um software para otimizar processos em clínicas e consultórios?

Agenda eletrônica

Utilizar várias agendas manuais, uma para cada especialista da clínica, ficou no passado. Com um software é possível ter uma agenda virtual para marcar as consultas com mais facilidade e praticidade, deixando o planejamento diário e semanal dos médicos muito mais organizado.

O interessante é que alguns softwares ainda permitem o envio automático de SMS ou e-mail para lembrar a pessoa de seu agendamento. Isso é benéfico para a clínica, visto que os pacientes faltam menos, e também para as pessoas que recebem um lembrete.

Gestão financeira

A gestão do setor financeiro pode ser um verdadeiro desafio, principalmente para aqueles profissionais que além do cargo de gestor também atuam na clínica ou consultório. Nesse contexto o software é interessante, pois ajuda o responsável pela área financeira a detalhar ganhos e gastos, o que é fundamental para saber como está a saúde do negócio.

Além disso, esse recurso permite armar lembretes sobre vencimentos de contas, gerar gráficos e estatísticas, realizar a projeção de lucros e outras funções úteis para o gestor financeiro.

Prontuário eletrônico

Os prontuários de papel normalmente ocupam um grande espaço de armazenamento. Além disso, eles estão mais propensos a serem perdidos ou danificados. Um software para otimizar processos das clínicas ou consultórios oferece o recurso de prontuário eletrônico, permitindo que todos os dados importantes do paciente fiquem salvos na nuvem ou na máquina. Assim, é possível economizar espaço físico, que pode ser usado para outras ações, como mais uma sala de procedimentos, por exemplo.

Alguns softwares também permitem que o profissional médico personalize o prontuário, assim como as receitas e atestados. Isso é benéfico porque tanto as informações da consulta (a entrevista e o exame físico) quanto outros pontos importantes, como resultados de exames, ficam arquivados no mesmo local.

Segurança e acesso online

Informações médicas são sigilosas e particulares. Dessa forma, é fundamental protegê-las. Um dos recursos dos softwares para clínicas é a tecnologia de ponta em segurança, uma vez que os dados dos pacientes são criptografados e salvos na nuvem. A nuvem permite que qualquer arquivo seja salvo imediatamente após sua modificação, evitando a perda de informações nos prontuários. Além disso, caso a máquina estrague, não há problema, visto que eles podem ser acessados por qualquer equipamento.

Desse modo, smartphones, tablets e outros aparatos eletrônicos podem ser usados para acessar o prontuário e exames do paciente. Ou seja, os profissionais podem colher informações na nuvem de qualquer local e simultaneamente, o que torna a agilidade da equipe maior.

Comunicação com os pacientes

relação médico-paciente é muito importante para o sucesso do tratamento e a continuidade das consultas. Por isso, manter uma comunicação com os pacientes é fundamental. O software médico permite que mensagens e e-mails sejam enviados não só como lembretes de consultas, mas também em datas comemorativas, como o aniversário, natal e ano novo.

Gerenciamento de estoque

Algumas clínicas, como as de dermatologia, são focadas em procedimentos estéticos. Para tanto, é preciso ter em estoque vários produtos, como preenchedores faciais, toxinas botulínicas e outros. Além disso, é essencial que nenhum deles fique em falta ou passe do prazo de validade.

Nesse sentido, ter um software que permite o gerenciamento de estoque é uma ótima opção. Além do exemplo acima, essa ferramenta pode ser utilizada para conferir outros tipos de produtos, conforme as necessidades da clínica ou do consultório.

Projeção de resultados

O paciente que procura uma intervenção tem as suas preferências e necessidades, não é mesmo? Com um software para otimizar processos, é possível também planejar a realização de procedimentos e simulá-los, por meio das ferramentas de medidas e edição de fotos.

Além disso, esse recurso também pode ser usado para mostrar ao paciente o seu “antes e depois”. Isso é importante porque muitas vezes os resultados alcançados são satisfatórios, mas sutis. Ao mostrar a diferença na comparação de fotos os descontentamentos são minimizados.

Quais são os benefícios, de modo geral?

Como visto, o software é capaz de otimizar diversos processos, tornando-os rápidos, modernos e simples. Além disso, uma de suas principais características é manter todas as áreas integradas.

Esse é um grande benefício para o gestor. Afinal, ter um programa ou recurso manual para cada uma das tarefas pode gerar desorganização e esquecimento de ações importantes. Por esse mesmo motivo o software é reduz os custos, visto que o investimento será apenas com uma tecnologia.

Toda a estrutura gerada pelo software possibilita a  organização dos processos, tornando a equipe mais produtiva e motivada. Além disso, a tomada de decisões do gestor é mais eficiente, assim como se diminui os erros nos processos, já que o profissional terá uma ampla visão de tudo o que acontece em seu negócio.

Software para otimizar processos

Por fim, uma das grandes vantagens de um software para otimizar processos de clínicas e consultórios é estar de acordo com a realidade, exigências e normas. Isso porque existem peculiaridades de cada área que precisam ser seguidas, como é o caso da saúde.

E então, entendeu como usar um software para otimizar processos na sua clínica ou consultório? Para escolher a melhor opção para o seu negócio é fundamental realizar um teste. Entre em contato conosco e saiba mais!

Artigo
  • Avaliação
5
Resumo
Software para otimizar processos na sua clínica: como utilizar um!
Título
Software para otimizar processos na sua clínica: como utilizar um!
Descrição
Quer saber quais são as outras funcionalidades de um software para otimizar processos e os seus benefícios? Então continue a leitura do artigo!
Autor
Empresa
xDoctor
Logo Empresa
Autor

Escreva um comentário

Share This
xdoctor

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdo em primeira mão para melhorar a gestão e os resultados da sua clínica ou consultório!

Parabéns! Verifique seu e-mail para confirmar a sua assinatura. Caso não receba o e-mail verifique sua caixa de SPAM.