A utilização da tecnologia na área da saúde é um requisito fundamental para se fazer um bom trabalho. Sem ela, muito tempo pode ser perdido, causando insatisfação nos pacientes e prejudicando a obtenção de um diagnóstico preciso. Nesse contexto, o software para clínicas pode ser um grande diferencial.

Esse tipo de recurso é especialmente desenvolvido para dentistas, médicos, psicólogos e assim por diante. Graças a ele, é possível agilizar uma série de processos e otimizar boa parte da rotina em um consultório.

Levando isso consideração, preparamos este post para mostrar algumas das principais vantagens trazidas por essa ferramenta de gestão. Boa leitura!

Por que os softwares para clínicas são importantes?

Médicos em início de carreira, geralmente, não fazem tantos atendimentos quanto gostariam. Essa realidade também se aplica aos outros profissionais da saúde que estão dando seus primeiros passos na trajetória profissional.

Contar com o apoio de recursos tecnológicos do gênero implica outra postura diante da gestão do consultório. Na prática, isso quer dizer que você será capaz de melhor atender seus pacientes se contar com uma organização devidamente estruturada.

Imagine, por exemplo, um dia corrido na clínica. Um paciente se atrasou no período da manhã e esse fato impediu que você mantivesse a pontualidade com as próximas pessoas a serem atendidas.

Suponha que, enquanto você tenta agilizar os procedimentos, enfrente um problema no momento de solicitar um exame ou emitir um atestado. Enfim, uma pequena demora pode comprometer todo um dia de trabalho, exigindo que você se esforce mais do que o necessário e ainda deixe os pacientes insatisfeitos.

Para quem está começando a atender, nada pode ser pior do que essa estruturação falha. Pense bem: você acabou de abrir seu próprio espaço de atendimento — a última coisa que você deseja é perder a oportunidade de impressionar um paciente que se consulta com você pela primeira vez.

Quais são as vantagens dos softwares para clínica?

Oferece o cadastramento automatizado

Aquele velho esquema de organização por fichas já é algo ultrapassado há um bom tempo. Afinal, sua secretária não precisa sofrer para encontrar as informações de alguém que liga querendo marcar uma consulta com você, não é mesmo?

Um cadastro automatizado e que pode ser acessado por toda a equipe tende a facilitar o trabalho de todos envolvidos. Em meio a tantos atendimentos, pode ser difícil saber quantas vezes determinado paciente já se consultou, o histórico geral, os diagnósticos anteriores etc.

Disponibiliza o prontuário eletrônico

Noções cadastrais são bastante relevantes. No entanto, o quadro clínico e as informações sobre um paciente são os dados mais preciosos que um médico pode ter. Nesse sentido, o prontuário eletrônico tem muito a contribuir.

Além de ser acessível a partir de diversos dispositivos, ele também pode ser visto por outros membros de sua equipe. Nele, é viável acessar a evolução do paciente, quais exames ele precisou fazer, como está o quadro e outros detalhes úteis para o tratamento.

Há, ainda, o aspecto da segurança. Arquivos físicos nem sempre ficam protegidos como deveriam. Levando em conta que a clínica se compromete em manter confidenciais os dados do paciente, a proteção digital, feita por meio de senhas, dá uma garantia maior em relação à preservação dessas informações.

Aliás, preencher formulários de papel é uma atividade que demanda muito mais tempo do que lidar com documentos digitalizados. Sendo assim, você ganha alguns minutos no atendimento e pode dedicá-los exclusivamente aos pacientes.

A implementação dessa tecnologia também chama atenção, já que pode ser feita em hospitais de grande porte ou em clínicas que oferecem um número menor de serviços. Ou seja, não há uma restrição ao aplicá-la na prática.

Aprimora a marcação de consultas

Um sistema de gestão para consultórios é extremamente eficiente na marcação de consultas. Desse modo, erros organizacionais tendem a desaparecer em virtude de uma agenda integrada, que pode ser acompanhada por você e todos os membros da equipe.

Imagine a comodidade de poder saber como seus dias de trabalho estarão organizados. Você pode checar a agenda, aliás, antes mesmo de sair de casa. Algumas ferramentas são desenvolvidas para serem acessadas de qualquer dispositivo, inclusive de seu celular ou tablet.

Software para clínicas Reduz os custos

Por melhor organizado que seja um consultório, ele dificilmente terá sucesso sem que se pense na redução de custos. Muitos procedimentos são feitos de maneiras arcaicas que, além de tudo, requerem mais força de trabalho e maiores aplicações financeiras.

Por mais que um software para clínicas seja uma ferramenta paga, esse investimento ajuda a diminuir os gastos com uma série de coisas. As grandes quantidades de papel ou tintas para impressora exemplificam isso muito bem.

Existem, ainda, outras funcionalidades que auxiliam na manutenção das consultas, evitando atrasos ou ausências. Medidas preventivas, como o aviso de datas e horários por SMS, evitam que se perca a oportunidade de fazer um encaixe ou atender outras pessoas.

Profissionaliza a gestão

Apesar de existirem diferenças, o consultório deve ser comparado a uma empresa em diferentes ocasiões. Essa aproximação permite que se faça uma melhor gestão de receitas, um planejamento tributário efetivo e um controle financeiro mais equilibrado.

Você pode, caso julgue importante, segmentar as receitas e medir seus ganhos mensais de acordo com a forma de consulta — plano de saúde ou particular. Com uma organização mais profissional nesse âmbito, os resultados serão vistos em médio e longo prazo.

Melhora o atendimento

Você pode ter uma ótima recepção — confortável, limpa e cordial — e ser um excelente médico. Entretanto, essas coisas são significativamente minimizadas quando o paciente não se sente acolhido de outras formas.

Uma solução tecnológica colabora de inúmeras formas para que o atendimento seja feito com calma, tempo e de maneira humanizada. Ou seja, ele permite que você mantenha seu foco exclusivamente naquilo que mais interessa: o atendimento e a resolução de problemas dos pacientes.

Enfim, um software para clínicas tem muitas funcionalidades e pode ser a ferramenta que faltava para você alcançar mais sucesso em sua carreira na área da saúde.

Se você ficou curioso para saber mais, entre em contato conosco! Nós certamente podemos ajudá-lo a crescer na profissão.

Avaliações
  • Artigo
5
Resumo
Software para clínicas: por que você precisa adotar?
Título
Software para clínicas: por que você precisa adotar?
Descrição
A utilização da tecnologia na área da saúde é um requisito fundamental para se fazer um bom trabalho. Sem ela, muito tempo pode ser perdido, causando insatisfação nos pacientes e prejudicando a obtenção de um diagnóstico preciso. Nesse contexto, o software para clínicas pode ser um grande diferencial.
Autor
Empresa
xDoctor
Logo Empresa
Autor

Escreva um comentário

Share This
xdoctor

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdo em primeira mão para melhorar a gestão e os resultados da sua clínica ou consultório!

Parabéns! Verifique seu e-mail para confirmar a sua assinatura. Caso não receba o e-mail verifique sua caixa de SPAM.