Não é nenhuma novidade que os recursos tecnológicos na saúde contribuem positivamente para o crescimento dos consultórios. Nesse sentido, um software na nuvem pode ser a salvação para clínicas que ainda não contam com um sistema informatizado de qualidade.

Ter uma gestão em nuvem é muito benéfico. Afinal, quem não gosta de trabalhar com praticidade, comodidade e uma ferramenta sem burocracias, que garanta a satisfação dos pacientes, não é mesmo? Para tanto, é preciso trocar sistemas antigos por outros modernos, que facilitem o trabalho e potencializem o seu negócio.

Por esse motivo, falaremos sobre as principais vantagens de adotar um software na nuvem a seguir. Continue a leitura até o final e aproveite!

Mais mobilidade

Em um mundo no qual tudo caminha para a era digital, não dá para ficar preso a sistemas físicos. Atualmente, é possível comprar músicas pela internet ou ver catálogos de comida e pedir pratos sem sair de casa. Tudo é informatizado, rápido e prático. Por que não ter essa mesma mentalidade quando se trata de seus negócios?

Ao investir em um software na nuvem, você ganha muito mais mobilidade — o sistema e as informações dos pacientes podem ser acessados a qualquer hora e em qualquer lugar por meio da internet. Com esse recurso, não há a necessidade de ficar até mais tarde no consultório ou sair mais cedo para revisar um prontuário.

A grande vantagem é estar sempre conectado com o seu negócio e ter todas as informações na mão. Por meio desse sistema, os dados da nuvem podem ser acessados a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel (tablets e celulares) sempre que necessário, sem dificuldades.

Aumento da produtividade

Outras vantagens de ter um software na nuvem são a melhoria dos processos operacionais da clínica e a otimização do tempo dos profissionais. Isso porque as informações dos pacientes ficam organizadas e disponíveis para consultas com mais rapidez e facilidade.

Organização é a chave para o aumento da produtividade. Ter processos bem organizados, como os registros dos atendimentos, as avaliações dos pacientes e os relatórios dos fluxos de caixa, facilita o acesso rápido e sem burocracias.

As características dessa ferramenta que contribuem para a melhora da produtividade dos consultórios são:

  • agenda dinâmica: agendar consultas, procedimentos e retornos sem dificuldade;
  • cid 10: base integrada de consulta por códigos ou palavras-chave;
  • prescrição eletrônica: modelos pré-configurados por especialidades ou usuários;
  • base de medicamentos: cadastros das medicações usadas com mais frequência, assim como das fórmulas dos produtos manipulados;
  • atestados e declarações: atestados de comparecimento ou acompanhamento, encaminhamentos e solicitações de exames.

Ter todos os dados em um só lugar é uma das grandes vantagens de contar com um software na nuvem em clínicas. Essa ferramenta proporciona todas as funcionalidades necessárias para o bom desempenho das atividades diárias dos consultórios.

Assim, adotar tal recurso contribui para aumentar a eficiência do serviço. O retorno é quase imediato, já que a qualidade do atendimento melhorará e, consequentemente, os pacientes ficarão mais satisfeitos.

Integração de informações dos pacientes

Se a sua clínica ainda tem aquelas pastas enormes e cheias de papéis, já passou da hora de mudar e adotar o prontuário eletrônico (PEP). Com ele, todos os procedimentos feitos pelos pacientes são armazenados na nuvem.

Dessa forma, quando as pessoas retornam para a próxima consulta, basta pesquisar pelo nome para ter acesso a todas as informações de forma integrada. O software na nuvem, além de informatizar o prontuário, disponibiliza o cadastro dos pacientes com informações de contato, dados pessoais, preferências no atendimento, foto de identificação e plano de saúde.

Agilidade na marcação de consultas

O mundo de hoje é muito rápido e, consequentemente, a vida das pessoas é bastante agitada. Assim, agilidade, segurança e eficiência ao marcar as consultas são quase obrigações para conseguir fidelizar um paciente.

Ter uma ferramenta flexível, que organize com inteligência a agenda de atendimento dos profissionais de saúde, é fundamental. Além disso, uma gestão em nuvem dá mais rapidez para marcar, remarcar e cancelar consultas ou procedimentos, buscando rapidamente por horários vagos e pelos pacientes que estão agendados.

Outro ponto importante é que a agenda fica integrada ao prontuário eletrônico do paciente, o que possibilita o controle de atrasos, faltas e tempo de espera.

Maior segurança para os dados

Ter um software na nuvem em consultórios e clínicas proporciona mais segurança às informações, pois elas ficam salvas online (e não apenas no computador). Esse sistema conta com backups diários para garantir a segurança e a disponibilidade dos dados no sistema.

O acesso às informações é seguro, visto que há um serviço de criptografia por meio de SSL (Secure Socket Layer) que protege a integridade e a veracidade do conteúdo. Isso garante a total segurança e privacidade dos dados do consultório e, principalmente, dos pacientes.

Redução de custos

Sabia que é possível reduzir os custos do consultório com um software na nuvem? A automatização dos processos de trabalho proporciona mais eficiência e segurança à geração de dados, rastreabilidade nas etapas e diminuição dos gastos com telefonia, papéis ou impressão.

Com o bom uso da ferramenta, é possível identificar custos desnecessários, aprimorando o serviço e o tempo dos profissionais. Um software de gestão possibilita mais organização financeira, sendo fundamental para a redução de custos. Veja:

  • controle financeiro: contas a pagar e receber, fluxo de caixa, controle de repasses e recebimento dos convênios;
  • relatórios gerenciais: emissão de relatórios, gráficos e indicadores de desempenho, o que permite uma gestão mais completa da clínica.

Assim, é possível controlar e organizar as despesas do consultório de forma mais eficiente. Você também pode categorizar os gastos fixos, como funcionários, luz, água ou internet, e variáveis (que são eventuais, como os reparos).

Aumento da satisfação dos pacientes

Os grandes focos de qualquer empresa da área de saúde, assim como dos profissionais do ramo, são a satisfação e o bem-estar dos pacientes. Todas as mudanças e melhorias têm o objetivo de proporcionar um melhor atendimento e superar as expectativas de cada um deles.

Pensando nisso, investir em um software na nuvem para o consultório é a melhor forma de aumentar o índice de satisfação dos pacientes e dos colaboradores. Com esse sistema, o atendimento fica mais rápido, o tempo de espera diminui e a comunicação se torna muito mais eficiente.

O sistema envia automaticamente lembretes na véspera dos agendamentos, via SMS e/ou e-mail, para reduzir ausências e aumentar a taxa de comparecimento às consultas. Isso também cria um relacionamento mais íntimo com o paciente, já que a preocupação da clínica o seu bem-estar será perceptível.

Software na nuvem

Agora você já sabe quais são as diversas vantagens da utilização de um software na nuvem, não é mesmo? Optar por um sistema específico para a área médica pode ser bem interessante, pois toda a sua funcionalidade é pensada para facilitar e melhorar os atendimentos, além de auxiliar os profissionais. Investir na ferramenta trará resultados rápidos e promissores para sua clínica ou consultório.

Gostou deste artigo? Então, não perca tempo: faça o teste gratuito do software da xDoctor para conferir nossas soluções. Você pode experimentá-lo gratuitamente por até 30 dias, sem restrições ou limitações. Aproveite!

Autor

Escreva um comentário