O mercado de saúde está, a cada dia mais, tornando-se disputado e competitivo. Existem muitas clínicas de todas as especialidades, e o profissional de saúde precisa se destacar, se tornar referência no mercado para reter seus pacientes antigos e conquistar novos, mantendo seu consultório cheio.

Não basta apenas oferecer assistência de qualidade, é preciso investir em diferenciais para que a clínica possa se tornar referência no mercado. Os pacientes buscam profissionais competentes, dedicados e que prestem atendimento humanizado.

Para que você não fique para trás, trazemos, no texto de hoje, algumas dicas para tornar a sua clínica referência no mercado. Acompanhe!

Por que é importante se tornar referência no mercado de saúde?

Primeiramente, é essencial que você saiba a importância de tornar-se referência no mercado de saúde. Não existe uma fórmula pronta para alcançar esse resultado, pois isso depende de diversas variáveis, como o tipo de atendimento prestado, o público que será atendido e a concorrência regional.

A clínica deve buscar tornar-se referência regional, gerando autoridade para o estabelecimento de saúde. Os estabelecimentos referência são aqueles mais procurados pelos pacientes, além de serem indicados por familiares, amigos e outros profissionais de saúde.

Uma clínica que é referência preza pelo atendimento de melhor qualidade, com o uso de técnicas, procedimentos e materiais ideais para a assistência realizada. O preço passa a ter menos influência sobre a decisão do paciente de consultar-se na sua clínica, já que ela é vista como a melhor da região.

Por isso, vale a pena investir nessas dicas que trazemos a seguir.

Como tornar sua clínica referência?

1. Ofereça um serviço de qualidade

O primeiro passo para tornar-se referência é oferecer um atendimento de qualidade para todos os pacientes. Ao final da consulta, o paciente deve sentir-se confiante e seguro com a assistência recebida, de forma que terá mais chances de retornar à clínica e indicá-la para outras pessoas.

Um serviço de qualidade inclui todas as etapas do atendimento: acesso à clínica, recepção, consulta e ações pós-consulta. Por isso, depende de toda a equipe da clínica, e não somente do profissional de saúde.

Treine sua equipe para realizar um atendimento educado e humanizado e invista em cursos de aprimoramento e atualização para os profissionais de saúde.

2. Esteja atento às novidades do mercado

A área de saúde está em constante desenvolvimento, com o surgimento e a aplicação de novas tecnologias de cuidado, medicamentos e técnicas avançadas. Os profissionais da área devem estar atentos às novidades que surgem no mercado, buscando sempre oferecer uma assistência atualizada e moderna.

Imagine se a sua clínica ainda utiliza equipamentos antigos e ultrapassados, enquanto a concorrente já adquiriu novos aparelhos mais modernos, eficazes e de fácil utilização. O paciente percebe os estabelecimentos que investem em novidades e costuma preferi-los.

E as novidades tecnológicas não trazem apenas benefícios para os pacientes. Algumas tecnologias de gestão melhoram os processos da clínica, tornando-os mais eficientes e agilizados, como o uso de softwares de gestão médica e agendas online.

3. Ofereça serviços especializados

O atendimento em saúde está se tornando mais especializado a cada dia. Hoje em dia é possível achar um profissional especialista em qualquer área ou condição, mesmo que ela seja muito específica. E são esses os profissionais que se destacam no mercado de saúde.

Um grande diferencial para a clínica é o oferecimento de serviços especializados, que não sejam tão fáceis de serem encontrados. Por exemplo, é fácil achar um consultório dermatológico, mas é muito mais difícil encontrar um médico dermatologista que seja especializado em manchas de pele causadas pela exposição ao sol. Essa especificidade traz autoridade ao atendimento prestado.

Para isso, é preciso pensar nos cursos de especialização e afins como formas de investimento para a clínica.

4. Tenha boas instalações físicas

A qualidade da assistência direta e as relações interpessoais formadas durante o atendimento são de extrema importância para que a clínica se torne referência, mas é preciso também dar especial atenção às instalações físicas do estabelecimento de saúde.

E essa preocupação já começa na recepção da clínica, pois é o primeiro espaço com o qual o paciente tem contato e influencia toda a experiência vivenciada durante o atendimento. Ela deve ser um espaço organizado e aconchegante, que contenha:

  • móveis confortáveis e dispostos de forma a permitir a circulação;
  • cores suaves e decoração reconfortante;
  • itens de distração (televisão, música ambiente, livros e revistas);
  • água, cafés, chás e outros alimentos.

O consultório também precisa estar impecável para os atendimentos. Em primeiro lugar, deve-se primar pela limpeza do ambiente, que é essencial para a área de saúde. Mantenha a mesa e as prateleiras organizadas, sempre conferindo-as entre um atendimento e outro.

5. Crie facilidades de agendamento

Quanto mais simples for a forma de agendamento, melhor impressão terão os pacientes que se consultarem pela primeira vez na clínica. O agendamento feito unicamente por meio telefônico está se tornando obsoleto, e grande parte dos pacientes alega não ter tempo para ligar, principalmente se houver apenas uma recepcionista para responder o telefone da clínica.

Crie facilidades para o agendamento, de forma que o primeiro contato do paciente com a clínica seja prático, como:

  • agendamento por SMS ou WhatsApp;
  • agendamento online feito diretamente no site da clínica, com a escolha do dia e horário feita pelo próprio paciente;
  • lembretes de consulta enviados por mensagem no dia anterior;
  • possibilidade de desmarcação ou remarcação no site ou por mensagem.

Além de criar uma boa imagem para a clínica, essas estratégias ajudam a controlar os horários da clínica pela secretária, facilitam o fluxo de pacientes e diminuem as ocorrências de atrasos e faltas não avisadas.

Com essas dicas, você pode se tornar referência no mercado de saúde e sua clínica estará sempre cheia de pacientes satisfeitos e bem cuidados! Lembre-se de que as ações devem ser contínuas, pois os parâmetros de referência mudam de tempos em tempos, de acordo com as novidades em saúde.

E você, sabe de alguma outra dica para tornar a clínica referência? Então deixe um comentário no post e compartilhe com a gente e com os outros leitores a sua experiência na área!

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