Um dos primeiros objetivos de marketing daqueles que decidem abrir uma clínica é fortalecer o nome no mercado. Quem pensa dessa forma está corretíssimo, pois é preciso ganhar a atenção do público para que as suas ações tenham efeito. Se você deseja que a sua clínica seja reconhecida, então precisa saber o que é branding.

Quem imagina que basta fazer um bom trabalho para atrair mais pacientes está enganado. É claro que o trabalho bem-feito é imprescindível, mas ainda não é o suficiente. Em resumo, o branding pode determinar o sucesso ou fracasso da sua marca. Para se ter uma ideia, até mesmo o marketing boca a boca é beneficiado pelo branding.

Quer saber do que se trata essa estratégia e por que você deve investir nela? Continue lendo e confira!

O que é branding?

Basicamente, é um conjunto de ações para melhorar a percepção que o público tem da sua marca. Sabe aquela sensação positiva que você tem em relação a determinados produtos ou serviços de uma empresa? Isso acontece porque o trabalho de branding foi bem executado. Ele começa desde a concepção da marca e se estende por sua vida inteira.

Depois de definir a sua área de atuação, você deve estabelecer um posicionamento e criar uma proposta de valor. Assim como todos nós somos únicos, a marca também precisa ter sua própria personalidade. Portanto, ter um diferencial é um dos requisitos básicos para gerar reconhecimento entre o público.

Todo o processo de construção de marca deve refletir na comunicação da empresa. É preciso que sua filosofia fique clara para o público. Não é apenas o seu discurso verbal que vai passar seus valores, mas todos os detalhes envolvidos, como logomarca, peças publicitárias, atendimento aos pacientes, entre outros.

Se a sua gestão for eficaz, ainda é possível conquistar verdadeiros fãs. É só observar a relação dos consumidores dos produtos Apple com a marca. Eles fazem filas quando um produto novo é lançado, colam adesivos no carro e têm discussões fervorosas na internet a fim de defendê-la.

Como construir o branding da sua clínica?

Crie uma identidade visual coerente

Ao contrário do que muitos pensam, a identidade visual envolve diversos elementos, não apenas a logomarca. Todos os seus canais de comunicação, como o site e as páginas nas redes sociais devem ser visualmente coerentes com a mensagem que você deseja passar.

Imagine, por exemplo, que suas peças publicitárias tenham layouts minimalistas, mas, ao entrar em seu site, o visitante se depara com um excesso de informações. No mínimo estranho, não é mesmo? Ao bater o olho em seus anúncios e canais, o usuário deve identificá-los e associá-los a sua clínica.

Invista em treinamentos para os seus funcionários

Outra incoerência que não pode acontecer é você vender uma ideia, e, quando o paciente chegar na clínica, ser atendido de outra maneira. Para que isso não ocorra, os funcionários precisam ser treinados para ficarem em sintonia com a filosofia da empresa. Se você divulga que a consulta é humanizada, o atendimento precisa corresponder a essa expectativa.

Uma boa pedida para organizar o atendimento e entregar a melhor experiência aos pacientes é contar com uma ferramenta de gestão. Desse modo, as chances de erros e, consequentemente, futuras dores de cabeça diminuem bastante.

Escute o público-alvo

Nem sempre o que você quer passar está sendo bem entendido pela audiência. É comum que alguns detalhes passem despercebidos e haja um ruído na comunicação. Nesses casos, a melhor opção é ouvir a opinião do público-alvo. Para isso, você pode:

  • pedir feedback aos pacientes;
  • fazer pesquisas quantitativas e qualitativas;
  • pesquisar nas redes sociais o que estão falando sobre a marca;
  • incluir ferramentas de avaliação com espaço para comentários no site etc.

Analise a concorrência

Como mencionamos, é preciso criar um diferencial para a sua marca. Sendo assim, analisar os concorrentes é essencial para conseguir insights e descobrir o que ninguém mais faz. Muitas vezes, existem segmentos na área que não são explorados ou técnicas pouco utilizadas. Só tome cuidado para não se inspirar demais e deixar sua clínica muito parecida com as outras.

Quais são as vantagens?

Destaque

Quando você consegue encontrar o seu caminho e dá personalidade à marca, está criando uma individualidade. Sendo assim, sua clínica começa a se diferenciar das demais e ganha um lugar de destaque na mente das pessoas. Quem decide seguir um caminho mais genérico é visto como apenas mais um.

Público qualificado

Outra vantagem de criar um diferencial é atrair um público qualificado. Se a mensagem que você está passando é clara, as pessoas já sabem o que vão encontrar em sua clínica. Essas características peculiares geram identificação do público com a marca. Dessa maneira, seus pacientes se sentem como parte de grupo selecionado, ou seja, sentem-se especiais.

Credibilidade

Apenas quem é reconhecido consegue conquistar credibilidade junto ao público. O ser humano é naturalmente desconfiado quanto às novidades, portanto, é necessário provar que elas são relevantes. Uma percepção positiva em relação a sua clínica é o modo ideal de incentivar a audiência a dar o primeiro passo.

Fidelização

Para conquistar a fidelidade, você precisa fazer o que ninguém mais faz. Por que alguém deve escolher você em vez dos concorrentes? Essa pergunta é essencial para que o seu trabalho de branding tome o rumo certo. Ao encontrar a resposta e transmiti-la ao público, você encontrará pessoas dispostas a pagar mais para fazer parte de um grupo seleto de pacientes.

Divulgação espontânea

Depois de as pessoas serem impactadas positivamente, atraídas para o estabelecimento e fidelizadas, o próximo passo é se tornarem defensoras da marca. Quando isso acontece, sua divulgação é potencializada, pois ganha o auxílio do marketing de referência.

Como não é novidade para ninguém, é comum optarmos por determinado produto ou serviço quando há indicação de alguém. Logo, ao fidelizar uma boa parcela dos pacientes, seu gasto em publicidade tende a ser menor.

Todos são beneficiados pelo branding, seja qual for o segmento. Apesar de muitos não enxergarem o real valor dessa estratégia, ela é fundamental para a saúde do negócio. Somente assim, você consegue uma posição de destaque e pacientes fiéis.

Agora que você sabe o que é branding, que tal assinar nossa newsletter e receber todas as novidades por e-mail?

Autor

Escreva um comentário