Não é nenhuma novidade que médicos e outros profissionais da área da saúde que desejam se destacar na comunidade em que atuam precisam ter um consultório muito bem organizado, não é verdade? Para isso, ter um software de gestão é fundamental, e o modelo SaaS para clínicas pode ser o que melhor atende a essa demanda. Isso mesmo, a gestão em nuvem pode ser a solução que você tanto procura!

Em termos gerais, trata-se de um modelo que vem transformando a forma de gerir empresas e projetos, sendo também muito bem aplicado a clínicas médicas. Por isso, desenvolvemos este post para que você possa entender mais sobre o assunto.

Para tanto, explicaremos o que é o modelo SaaS para clínicas e quais são as vantagens que ele pode proporcionar para você. Então, acompanhe a leitura até o fim e saiba mais!

O que é o modelo SaaS para clínicas?

SaaS é uma sigla em inglês que significa “Software as a Service”, ou seja, software como um serviço. Trata-se, portanto, de um modelo de informática em que os softwares de uma empresa são hospedados em nuvem e não em computadores da organização.

A ideia é que o modelo SaaS seja implantado para facilitar o acesso remoto às informações. Sendo assim, os médicos gestores de uma clínica, por exemplo, poderão acessar referências sobre o seu paciente em sua casa, no trânsito ou em qualquer outro local no qual possam ter acesso à internet, utilizando dispositivos móveis como smartphones ou tablets.

Além disso, usando um software SaaS, todos os dados da clínica serão armazenados em nuvem, ou seja, em algum lugar no ciberespaço. Isso quer dizer que as informações não ficarão armazenadas nos discos rígidos dos computadores do local, contribuindo diretamente para evitar perdas ou vazamentos de informações se os computadores estragarem ou forem invadidos por vírus, por exemplo.

Quais são os principais benefícios do modelo SaaS para clínicas?

Gestão financeira

Na clínica, ter uma gestão financeira organizada é essencial para que a lucratividade possa ser mensurada e para que possíveis gargalos no fluxo de caixa possam ser investigados. Ao utilizar um sistema no modelo SaaS, você poderá fazer uma gestão financeira completa na sua clínica, registrando todos os movimentos do caixa do estabelecimento.

Assim, é possível controlar todas as receitas e despesas do consultório, bem como categorizá-las para fazer uma gestão mais eficiente. Nesse sentido, as receitas podem ser divididas entre os pacientes que fazem consultas particular e os valores pagos por planos de saúde.

Já as despesas podem ser classificadas em fixas, como o pagamento dos funcionários e as contas de energia elétrica, telefone e internet, e variáveis, como o eventual conserto de algum equipamento.

Gestão de pacientes

O software de gestão em nuvem também possibilita que você tenha um cadastro completo de todos os seus pacientes, contendo dados como endereço residencial, local de trabalho, números de telefone, contato em aplicativos de mensagem eletrônica, e-mail, entre outros.

Isso tudo é bastante relevante, na medida em que, assim, a clínica pode traçar estratégias de marketing para fidelizar pacientes, afirmando a sua imagem perante as pessoas que utilizam seus serviços. A ideia é que você possa confirmar consultas que são marcadas com antecedência e enviar mensagens em datas significativas, como o aniversário dos pacientes e comemorações como Dia das Mães, Natal, Páscoa, entre outras.

Além disso, ter um cadastro completo também pode ser útil para fazer cobranças de forma rápida e prática, evitando, dessa maneira, a inadimplência na clínica.

Prontuário eletrônico

A sua clínica ainda tem aqueles fichários enormes com uma pasta para o prontuário de cada paciente? Então, você precisa adotar o uso do prontuário eletrônico o mais rápido possível. Afinal, com esses métodos mais antigos, muitas vezes, você está desperdiçando tempo para localizar arquivos e também correndo o risco de perdê-los com mais facilidade.

Com um prontuário eletrônico, todos os procedimentos realizados pelos pacientes na clínica são armazenados na nuvem, de modo que, quando eles voltarem para a próxima consulta, basta fazer uma busca pelo nome e todos os dados serão encontrados facilmente.

Além disso, o prontuário eletrônico também otimiza as consultas médicas, uma vez que, por meio dele, é possível acessar as informações do paciente antes de atendê-lo, já antecipando, assim, o conhecimento de possíveis alergias ou restrições que cada um pode ter a algum tipo de medicamento, por exemplo.

Gestão de medicamentos

Também é muito importante que as clínicas façam um controle de estoque de todos os itens que utilizam nas operações do dia a dia, sobretudo no que se refere a medicamentos.

Isso se justifica pelo fato de os remédios demandarem um gasto e, no caso de terem a data de validade expirada, necessitarem ser descartados, o que pode gerar bastante prejuízo para a clínica.

Com um software de gestão, você conseguirá ter o total controle de tudo o que estiver no estoque, evitando, com isso, o desperdício de medicamentos e, ainda, as compras desnecessárias.

Fluxo de trabalho

Com um sistema no modelo SaaS para clínicas, você poderá criar uma espécie de checklist organizado com todo o fluxo de trabalho. Nesse sentido, as funções de cada colaborador podem ser listadas e acompanhadas por eles mesmos e seus supervisores.

Um técnico de enfermagem que precisa administrar medicamentos em pacientes, por exemplo, pode ter listadas todas as atividades que precisa fazer no decorrer do dia, marcando como cumpridas as tarefas já realizadas.

Isso tudo é muito relevante para evitar que erros sejam cometidos por conta do esquecimento. Além disso, também fica mais fácil monitorar os colaboradores e entender a necessidade de aumentar o pessoal, caso a clínica tenha crescimento de demanda.

Modelo SAAS para clínicas

Então, deu para entender mais sobre o modelo SaaS para clínicas e suas vantagens? Esperamos que tenhamos conseguido sanar todas as suas dúvidas acerca do assunto.

Caso você tenha mais questionamentos ou queira implantar o modelo SaaS agora mesmo na sua clínica, não deixe de entrar em contato conosco! Será uma satisfação contribuir para que o seu consultório se destaque e você seja um médico ainda mais reconhecido na sua região!

Autor

Escreva um comentário