Investir em melhorias no atendimento clínico é tão fundamental quanto fazer o diagnóstico correto e propor intervenções terapêuticas efetivas. Isso porque esse quesito é parte importante da satisfação do paciente.

Além disso, as iniciativas adotadas para compreender as perspectivas dos pacientes sobre a rotina das instituições de saúde conquistam a fidelização, produtividade nas atividades e satisfação dos indivíduos atendidos.

Sendo assim, é crucial desenvolver e manter uma metodologia para observar as tendências em atendimento e propor ações diferenciadas para se destacar no concorrido mercado assistencial em saúde.

Quer saber mais sobre como implantar essas melhorias no atendimento ao paciente? Então, continue a leitura deste artigo!

Motivos para se investir em melhorias no atendimento

Humanize o atendimento

O advento dos recursos tecnológicos propiciou mudanças significativas na medicina terapêutica e diagnóstica, porém tem afastado os profissionais clínicos da centralidade da assistência clínica. Nesse sentido, a humanização veio como propósito de redirecionar o foco das intervenções para o paciente e menos para a enfermidade em si, considerando aqui os aspectos subjetivos dele e seus sentimentos em relação ao problema.

Por isso, a proposta de humanizar o atendimento tem sido vista com um diferencial no acolhimento,  na comunicação com o paciente e na melhor perspectiva do indivíduo em uma relação terapêutica mais consolidada. Nesse contexto, cabe avaliar também aspectos poucos considerados em uma consulta clínica, tais como a religião do indivíduo, as condições sociais e familiares e o nível de letramento em saúde.

Ofereça conforto no ambiente

Atualmente, a imagem de uma clínica médica deixou de ser aquela de paredes brancas, cadeiras desconfortáveis e muitas barreiras físicas entre o paciente e a equipe administrativa e clínica. Sendo assim, um dos investimentos de grande valia se refere aos móveis e objetos tanto na recepção quanto nas salas de atendimento médico. Nesse sentido, é preciso garantir conforto durante a permanência da pessoa  no local.

A aquisição de poltronas mais confortáveis, a decoração mais condizente com o ambiente clínico associadas a ideias inovadoras, oferta de café, biscoitos e água para os pacientes são condições essenciais. Para inovar ainda mais, alguns consultórios estão se equipando com máquinas de café expresso e cápsulas para degustação da bebida.

Invista em recursos tecnológicos

A tecnologia deve ser vista como uma aliada para melhoria no atendimento em todas as vertentes e ferramentas como agendamento online, prontuário eletrônicosoftware para clínicas são sempre bem-vindas.  Por um lado, esse recurso garante organização dos dados clínicos dos pacientes, faturamento das contas hospitalares e levantamento dos indicadores. Por outro, percebe-se mais agilidade no atendimento com base na evolução médica e de outros profissionais de forma objetiva e disponível nas principais plataformas utilizadas.

Além disso, as ferramentas disponibilizadas podem aprimorar o encaminhamento para outros especialistas clínicos ampliando a discussão da situação do paciente e garantindo assertividade no diagnóstico.

Proporcione serviços diferenciados

Devido a grande concorrência no mercado em saúde é possível investir em melhorias no atendimento por meio da oferta de serviços diferenciados. Assim, uma avaliação criteriosa é necessária para verificar as atividades mais demandadas pelos enfermos. Uma das formas de avaliar essa necessidade é por meio do levantamento dos encaminhamentos dos pacientes para outros profissionais que não fazem parte da equipe multidisciplinar da organização e viabilizar a contratação.

Outra possibilidade  é a formar parcerias para facilitar a indicação de outros profissionais clínicos a fim de oferecer um atendimento integral e contribuir para a adesão às terapias instituídas por ambos.

Faça pesquisa de satisfação

Para garantir melhorias no atendimento em saúde é fundamental conhecer o público-alvo da empresa. Além das características sociodemográficas e do perfil econômico obtido pelo cadastro no software de atendimento, é interessante buscar outros fatores. Uma das formas de conseguir esse resultado é fazer a pesquisa de satisfação com os serviços prestados, mediante o preenchimento nas plataformas gratuitas já padronizadas ou formulários financiados de acompanhamento do paciente.

Assim, o médico gestor poderá identificar os pontos de satisfação, bem como os erros ou situações que requerem mudanças levantadas pelos questionamentos provenientes dos pesquisados. A partir dessa análise, as alterações serão planejadas para atender aquelas que necessitam de poucos recursos financeiros ou correções simples da rotina, e posteriormente as atividades que demandam modificações na estrutura física ou investimentos mais elevados.

Atualize os conhecimentos clínicos

A velocidade das informações científicas e as mudanças nas intervenções terapêuticas atingiram patamares impressionantes. Enquanto algumas medidas são adotadas como referência ao tratamento, outras são refutadas ou necessitam de mais estudos.

Dessa forma, os médicos devem investir e aprimorar os estudos. Assim, acompanham as inovações e pesquisas de suas áreas e atuação; e podem aplicá-las em conformidade com a ficha e o perfil clínico dos seus clientes e de acordo com condições autorizadas pelas operadoras de planos de saúde.

Por isso, é fundamental que os profissionais clínicos estejam atentos às novas pesquisas e as notícias falsas disseminadas entre o público leigo. Nesse sentido, cabe ao médico a orientação sobre a veracidade ou não dessas informações obtidas por meio do acesso ao mundo virtual.

Também é preciso paciência para atender os pacientes que já chegam com pré diagnósticos obtidos pela internet ou insistem em discutir ou sugerir estratégias terapêuticas sem comprovação científica.

Treine a equipe administrativa

O primeiro contato do cidadão ao chegar à clínica médica é com a equipe administrativa, que deve estar preparada para atender os tipos de pacientes e orientá-los sobre as questões burocráticas envolvendo convênios, consultas particulares etc. Dessa forma, a equipe deve estar preparada para resolver as principais pendências, ser proativa em suas atitudes e encaminhar corretamente o demandante, após a conferência completa da documentação.

Além disso, questões específicas relacionadas a formulários diferenciados, atendimentos personalizados, encaixe de consulta, destreza ao manusear o sistema informatizado, entre outras práticas devem ser constantemente avaliados pela gerência. Sendo assim, os treinamentos da equipe administrativa devem envolver acolhimento efetivo do paciente, esclarecimento de dúvidas, conferência de documentos e outras rotinas que forem da alçada desse núcleo.

As melhorias no atendimento clínico deve ser uma tarefa constante dos médicos gestores em colaboração com a equipe administrativa. Para tanto é importante levantar os indicadores de satisfação do paciente, investir em treinamento dos colaboradores, dentre outras ações efetivas e relevantes.

E você, já implantou melhorias em seu consultório? Quer se aperfeiçoar ainda mais? Então, não deixe de ler o post sobre como ser organizado!

Artigo
  • Avaliação
5
Resumo
Melhorias no atendimento para saúde: por que investir?
Título
Melhorias no atendimento para saúde: por que investir?
Descrição
Investir em melhorias no atendimento clínico é tão fundamental quanto fazer o diagnóstico correto e propor intervenções terapêuticas efetivas. Saiba mais!
Autor
Empresa
xDoctor
Logo Empresa
Autor

Escreva um comentário

Share This
xdoctor

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdo em primeira mão para melhorar a gestão e os resultados da sua clínica ou consultório!

Parabéns! Verifique seu e-mail para confirmar a sua assinatura. Caso não receba o e-mail verifique sua caixa de SPAM.