Ser um médico empreendedor é um dos maiores desafios para esse profissional. Isso porque é preciso desenvolver as habilidades gerenciais sem deixar de se atualizar cientificamente e de se envolver com o paciente.

Para isso, é essencial ter organização, disciplina e persistência. Além disso, é preciso contar com recursos tecnológicos que vão aperfeiçoar essa rotina, permitindo que o processo seja automático e sem sobrecarga de atividades para o médico.

Quer saber como ser um médico empreendedor? Então, confira as dicas que daremos neste post!

Entenda a ideia do empreendedorismo

Empreender significa inovar nos serviços prestados, destacando-se pela qualidade e eficiência até então não observadas na área da saúde. Infelizmente, muitos profissionais ainda carregam a ideia de que o empreendedorismo é um oportunismo na versão negativa da prática.

Considerando a visão de negócio, o médico empreendedor vai descobrir a demanda por um determinado nicho avaliando o perfil de pacientes a serem atendidos, principalmente em relação às condições clínicas, socioeconômicas e sanitárias.

Por meio dessa análise detalhada, será elaborado um planejamento estratégico visando contemplar as expectativas dos futuros pacientes. Lembrando que é importante colher sempre informações sobre a opinião desses indivíduos em relação ao serviço prestado.

Dicas para ser um médico empreendedor

1. Faça uma boa gestão financeira

Como todos sabem, a saúde não tem preço, mas envolve custos, Tais custos devem ser mensurados, averiguados e modificados conforme os recursos econômicos disponíveis pela instituição clínica.

Isso significa que o médico empreendedor deve se atentar para o valor total das atividades clínicas realizadas. Assim, vai ser capaz de avaliar se elas estão condizentes com o montante reembolsado pelas operadoras de planos de saúde e de que forma isso afetará a sustentabilidade financeira da instituição.

A partir dessa análise bem fundamentada será possível promover capacitação da equipe administrativa e clínica com o intuito de promover melhorias que diminua o custo desnecessário de alguns serviços e aumente a produtividade de outros.

Considerando que essas análises são complexas, é importante lançar mão de softwares de gerenciamento clínico. Essas ferramentas fornecem relatórios conforme a necessidade do médico e podem revelar uma relação histórica para facilitar a compreensão da efetividade das práticas realizadas.

2. Mantenha o consultório organizado

A aparência de um consultório clínico é uma das principais observações dos pacientes e seus acompanhantes. Em seguida vem à presteza e a proatividade da equipe administrativa e de acolhimento.

Por isso, é fundamental investir na aquisição de móveis confortáveis na sala de espera, televisores instalados em locais apropriados ou música ambiente, sinal de wi-fi conforme grande demanda nos dias de hoje e a oferta do tradicional cafezinho.

Também é crucial manter a higienização dos sanitários com produtos eficientes, além de retirar o acúmulo de lixo frequentemente e investir em aromatizadores de ambiente para não causar má impressão do local.

3. Aposte na divulgação do serviço

Um médico empreendedor deve saber divulgar os seus serviços, primeiramente devido às questões éticas envolvidas e posteriormente porque necessita atrair novos pacientes ou encaminhamento pelos especialistas.

Pensando nisso, é interessante que esses indivíduos participem de congressos e grupos online com seus colegas de profissão a fim de se destacar pelo conhecimento, sendo referência em determinadas atividades conforme a localidade de seu consultório.

Para o público leigo, sugere-se a divulgação de conteúdos sobre saúde que seja de fácil compreensão nas principais redes sociais. Isso vai facilitar a disseminação de conhecimentos clínicos de grande relevância e incitar o compartilhamento e a adesão de seguidores.

Médico empreendedor

O médico empreendedor é um profissional com visão para melhorar os serviços tradicionalmente exercidos por seus colegas, atendendo a demanda crescente por efetividades, fazendo um bom acolhimento e humanização além da divulgação dos serviços pelas redes sociais. Para tanto, é essencial que ele desenvolva algumas habilidades e aperfeiçoe o atendimento por meio de um software inteligentes.

E você, gostou do texto?  Então, não deixe de compartilhar estas informações nas suas redes sociais!

Artigo
  • Avaliação
5
Resumo
Médico empreendedor de sucesso: veja 3 dicas para se tornar um!
Título
Médico empreendedor de sucesso: veja 3 dicas para se tornar um!
Descrição
Quer saber como ser um médico empreendedor de sucesso? Então, confira as dicas que daremos neste post e saiba como poderá se tornar um!
Autor
Empresa
xDoctor
Logo Empresa
Autor

Escreva um comentário

Share This
xdoctor

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdo em primeira mão para melhorar a gestão e os resultados da sua clínica ou consultório!

Parabéns! Verifique seu e-mail para confirmar a sua assinatura. Caso não receba o e-mail verifique sua caixa de SPAM.