Com as pessoas cada vez mais conectadas e buscando quase todas as respostas na internet, a presença virtual se tornou obrigatória para profissionais de todas as áreas, inclusive da saúde. Nesse contexto, o LinkedIn para médicos é uma oportunidade de se conectar tanto com pacientes quanto com colegas de profissão.

Assim como as demais redes sociais, o LinkedIn visa promover o relacionamento entre as pessoas no ambiente virtual, porém, com foco profissional. Portanto, é o lugar certo se o seu objetivo é passar seriedade e credibilidade sobre a sua atuação como médico.

Mas, afinal, como usar esse canal para construir seu nome no mercado e atrair pacientes? Neste post, reunimos uma série de dicas para você criar a sua página no LinkedIn, gerar mais autoridade e fazer networking e marketing por meio dessa rede. Confira!

Como criar uma página no LinkedIn para médicos?

Como uma rede social voltada para objetivos profissionais, a página no LinkedIn funciona como uma espécie de currículo. Então, é importante construir a imagem como médico. Por isso, são necessários alguns cuidados ao se apresentar. Esqueça a informalidade e a intimidade utilizadas em outras redes sociais. O ideal é você tratar o seu perfil como um cartão de visitas.

A seguir, separamos algumas dicas para cada etapa.

Faça o cadastro

O primeiro passo é acessar o site do LinkedIn para criar um cadastro e obter um perfil gratuito. Para isso, você deverá preencher os campos solicitados, como dados de contato, informações pessoais, formação acadêmica, experiências, habilidades e competências, entre outros.

O processo é intuitivo e simples, mas vale ter atenção e não deixar nada em branco. Quanto mais completo, maior a força do perfil, ou seja, a chance de despertar o interesse de outros usuários.

Escolha a foto

Ao escolher uma foto, certifique-se de que ela transmita certo nível de seriedade. Não precisa ser aquela fotografia 3×4 com fundo branco e sorriso amarelo que estampa os documentos. Apenas leve em conta que se trata de uma rede profissional e que a imagem deve ser adequada à figura de um médico.

É interessante criar uma identidade visual. Para o perfil e para a capa, utilize imagens que remetam a uma postura profissional, com bom gosto e sofisticação.

Escreva o resumo

Trata-se de um espaço para um breve resumo da sua carreira médica e dos objetivos profissionais. Escreva um texto atrativo, mas que seja sucinto e claro, de fácil visualização e compreensão para todos os públicos: de colegas da área médica a pacientes.

Vale uma especial atenção com a manchete, aquela frase que aparece logo abaixo do seu nome e que funciona como uma chamada para que as pessoas se interessem em visualizar o seu perfil. Use o bom senso e a objetividade, destaque sua especialidade, seu cargo e os locais onde trabalha e atende.

Como usar a rede para ter mais autoridade?

Lembre-se de que o LinkedIn é uma rede social e, como tal, funciona de forma dinâmica, e não como um banco estático de currículos. Nesse caso, após criar o perfil é fundamental investir na interação e na geração de conteúdo. Veja, aqui, como usar a ferramenta para gerar autoridade!

Recomende e seja recomendado

Esse recurso do LinkedIn é muito interessante e permite que você indique os seus contatos por suas habilidades, bem como solicite que eles também façam recomendações acerca do seu trabalho. Além de aumentar as visualizações do seu perfil, essa prática confere autoridade. Ser recomendado por diversas conexões é uma espécie de confirmação de que você é o profissional que diz ser.

Siga empresas e instituições

Muitas empresas e instituições, como hospitais, universidades e laboratórios farmacêuticos, têm páginas no LinkedIn. Ao segui-los, você visualizará as informações e as novidades publicadas por eles. Além de ser uma forma de se manter atualizado, permite a interação com profissionais cujos interesses se assemelham aos seus — por meio dos comentários, por exemplo.

Como fazer networking e marketing com a ferramenta?

Como qualquer rede social, o LinkedIn para médicos funciona como uma ótima plataforma de relacionamento. Ele não apenas favorece a interação com outros profissionais, como também estreita a comunicação médico paciente. No entanto, para ser bem-sucedido, é preciso investir tempo nessa relação virtual.

Nesse aspecto, a rede funciona mais ou menos como o Facebook: você pode gostar das publicações, comentar e compartilhar. Manter-se ativo é fundamental tanto para fazer o networking quanto para atingir alguns objetivos de marketing.

Invista nas conexões

Chamados de amigos nas outras redes sociais, as pessoas com quem você se relaciona no LinkedIn são chamadas de conexões. Conecte-se com outros médicos, colegas de trabalho, de faculdade, professores, profissionais da área de saúde. Mas também com pessoas do seu círculo de relações online e offline, incluindo amigos, familiares e pacientes.

Publique conteúdo relevante

Outra forma crucial de manter o seu perfil ativo é publicar conteúdos de qualidade a respeito do seu trabalho. Mostrar conhecimento em sua área é uma maneira de você atrair novas conexões. Além dos artigos escritos, você pode postar conteúdos em formatos menos tradicionais, como podcasts, vídeos e outras mídias. Essa prática vai otimizar seu perfil para busca de palavras-chave referentes ao seu campo de atuação.

Participe de grupos

Existem muitas comunidades e fóruns de discussão sobre os mais variados assuntos, que reúnem profissionais da mesma área e com interesses comuns. São ambientes que propiciam a troca de informações, a colaboração e a formação de parcerias. Os grupos são um excelente caminho para se conectar com profissionais de prestígio da área, ou mesmo para se estabelecer como referência em determinado assunto.

Tão importante quanto o cuidado na hora de criar seu perfil é mantê-lo ativo. Isso não significa atualizar informações periodicamente, mas sim investir na interação dentro da rede.

Quando bem construído e utilizado, um perfil no LinkedIn para médicos se torna uma ferramenta poderosa para você se destacar no mercado, aumentar sua rede de contatos e conquistar seus objetivos profissionais.

Viu como é possível utilizar o LinkedIn em favor da sua carreira? Em vez de guardar o conhecimento só para você, compartilhe este post nas redes sociais para que seus amigos também confiram as nossas dicas.

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LinkedIn para médicos: descubra como utilizá-lo na sua clínica
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LinkedIn para médicos: descubra como utilizá-lo na sua clínica
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O LinkedIn para médicos é uma oportunidade de se conectar tanto com pacientes quanto com colegas de profissão. Saiba mais lendo este artigo.
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