Antes de começarmos a falar sobre como fidelizar pacientes, queremos lhe perguntar algumas coisas: Você trabalha bem seu marketing pessoal e do consultório? Tem uma boa relação com seus pacientes? Investe no conforto e no visual do espaço físico?

Esses são alguns questionamentos que você deve se perguntar quando o assunto for a fidelização dos seus pacientes. Tudo depende de planejamento, de estratégia e de comunicação para obter sucesso e ter seu consultório preenchido por clientes satisfeitos, que retornarão a você.

Não adianta muito ser o melhor em exames e diagnósticos médicos, mas ter uma clínica desagradável, em que não há conforto para o paciente esperar. E por falar em espera, cumprir a agenda e evitar atrasos também é muito importante para manter a satisfação do seu público.

Conheça agora 7 boas práticas para fidelizar pacientes:

1. Valorize a sala de espera de seu consultório

É onde o paciente tem o primeiro contato com seu consultório. Por isso, a importância de uma boa decoração, de um número adequado de acentos confortáveis e de maneiras de distração para que ele não perceba o tempo passar tão devagar. Aqui vão algumas dicas para já começar a aplicar no seu consultório:

  • jornais e revistas atuais — evite conteúdo velho e desatualizado;
  • TV moderna, ligada em algum canal agradável, de preferência algo informativo e dinâmico;
  • música ambiente agradável e em volume baixo;
  • internet Wi-Fi é praticamente indispensável hoje em dia, pois praticamente todo mundo tem um smartphone;
  • não deixe de oferecer água, café ou até alguns biscoitinhos para tornar a espera mais agradável.

2. Faça um atendimento de qualidade

Após o paciente chegar ao seu consultório e ter sua impressão com o ambiente, o segundo passo é o atendimento. Tenha uma equipe de funcionários bem treinados para respondê-lo de forma educada e clara. Desde o seu telefonema para agendar a consulta, o paciente já estará avaliando a maneira como é atendido.

Mais importante ainda é tratá-lo bem dentro do consultório. O paciente espera dias até conseguir um horário, depois algumas horas na sala de espera para, então, chegar ao consultório e receber o seu atendimento.

É fundamental saber ouvi-lo, cada queixa importa. Transpareça interesse e preocupação com os problemas trazidos por ele, mostre empatia, ou seja, se coloque no lugar dele.

Realize um atendimento humanizado, atencioso e individualizado. Este já um grande passo para conseguir fidelizar o paciente para que ele queira voltar ao seu consultório.

3. Melhore sua agenda de compromissos

Muitos pacientes reclamam da demora para ser atendidos, do número de consultas marcadas em horários tão próximos e da rápida duração do atendimento.

Isso acaba resultando em uma sala de espera cheia de pacientes insatisfeitos antes mesmo de serem atendidos por você. Organize sua agenda de forma que tenha um tempo maior para cada consulta.

Desta forma, os pacientes não precisam passar horas esperando e você pode realizar um atendimento melhor para cada um, com uma consulta no tempo que for necessário. Este passo é fundamental para quem busca melhorar o relacionamento médico-paciente.

4. Facilite o contato do paciente com seu consultório

Hoje em dia, telefonar é apenas uma das maneiras de marcar uma consulta médica. Existem diversas formas de fazer isto e trazê-las para seu consultório facilita o contato do paciente com sua equipe. Isto mostra o quanto você está atualizado nas tecnologias.

Além do telefone, divulgue e-mail, site, redes sociais e WhatsApp para que o paciente entre em contato. É essencial responder o quanto antes, se não de nada adianta oferecer as comodidades.

Já existem aplicativos específicos para agendamento de consultas online. Se mantenha informado e sempre se atualizando nas tecnologias. Afinal, poder ser que o concorrente já ofereça um serviço que você não tem e consiga captar mais clientes por conta disso.

5. Trabalhe bem o marketing para fidelizar pacientes

Tenha um site com bastante conteúdo, que seja interessante e atenda às principais dúvidas que aparecem no seu consultório. É provável que o paciente que entrar em seu site e se deparar com a matéria sobre um assunto que ele estava interessado em ler procure pelo seu atendimento.

A lógica do marketing é, primeiramente, produzir conteúdos de qualidade, como artigos, e-books etc. Depois você deve expor os serviços que o consultório tem a oferecer.

Isso cria uma relação com seu paciente, que irá sempre acompanhar e consumir os conteúdos em seu site e redes sociais.

6. Promova eventos em seu consultório

Outra ótima maneira de fortalecer o relacionamento com os seus pacientes é promovendo eventos dentro da sua área de atuação. Faça convites personalizados e nominais aos seus pacientes, demonstre que a presença deles é importante para o evento.

Esses eventos podem ser workshops, por exemplo. Você pode fazer uma breve aula, dando dicas simples sobre um assunto que seja muito corriqueiro em seu consultório e que atraia os pacientes.

Esta pode ser uma excelente maneira de eles conhecerem mais sobre seu consultório e sobre você e isto pode fidelizá-los e fazer com que voltem mais vezes.

7. Crie lembretes pós-consulta

Por fim, mas não menos importante, você, juntamente com sua equipe, deve criar lembretes para entregar ao paciente no fim da consulta sobre o dia e horário da próxima vinda dele ao consultório.

Outras formas de fazer isso, além do cartão de papel, são e-mail, SMS, WhatsApp, Facebook etc. Quão mais dinâmico, melhor será para criar proximidade e contato com o paciente.

Além de não correr o risco de perder o papel, usar meios digitais demonstra seu interesse em usar a tecnologia para lembrá-los do retorno à consulta.

Como você pôde ver, essas são algumas atitudes simples, porém, que fazem muita diferença dentro do seu consultório para fidelizar pacientes.

Por isso, comece colocando em prática os passos mais fáceis de implementar, como modernizar a sala de espera, e depois busque se diferenciar dos seus concorrentes utilizando softwares modernos e um site com conteúdo relevante para o seu público.

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