Alavancar o crescimento do seu consultório tende a ser um dos principais desafios de quem trabalha na área da saúde. Afinal, existem maneiras eficazes de fidelizar os pacientes e obter resultados mais satisfatórios com os atendimentos prestados?

Além de um bom planejamento e da elaboração de estratégias voltadas à gestão da clínica, também é preciso pensar em outros aspectos que não estão diretamente relacionados à atividade médica.

Pensando nisso, preparamos este post para ajudá-lo nessa questão. Se você tem interesse em saber mais, continue a leitura até o fim!

Elabore um plano de negócios

Médicos passam anos de suas vidas se preparando para atender as pessoas com o máximo de competência. Há, ainda, o tempo dedicado à residência e, eventualmente, a outras especializações.

Em virtude dessa especificidade, é compreensível que os médicos em início de carreira estejam ansiosos para vivenciar a rotina de atendimento. Até mesmo porque essa era a motivação inicial para que toda essa preparação acontecesse, não é mesmo?

No entanto, alguns profissionais acabam deixando de lado a rotina administrativa e esquecem que, apesar de todas as particularidades éticas envolvidas, também é preciso pensar no consultório como um negócio.

Sendo assim, ele deve ser analisado em uma perspectiva de longo prazo, porque somente dessa forma será possível detectar quais medidas tomar a fim de melhorar seu desempenho. Nesse sentido, contratar uma secretária — ou até mesmo formar uma equipe — pode ser de grande ajuda.

Feito isso, planeje tudo à sua volta: a distribuição das tarefas, a prioridade das atribuições e o prazo para a realização de determinados objetivos, como comprar materiais ou contratar novos funcionários. É recomendável fazer acompanhamentos semanais, mensais, trimestrais e anuais.

Defina metas

Após traçar um planejamento e acompanhar os resultados de seus atendimentos, defina algumas metas. Esse tipo de objetivo é importante porque funciona como um indicativo capaz de demonstrar quanto o seu negócio de fato cresceu.

Não se esqueça de que uma boa meta é aquela que é atingível e, ao mesmo tempo, desafiadora. Também é interessante que ela lide com demandas específicas e seja cumprida em um período de tempo previamente determinado. Veja, logo abaixo, alguns exemplos:

  • diminuir o índice de consultas desmarcadas;
  • controlar melhor os atrasos dos pacientes;
  • aumentar a clientela;
  • deixar os prontuários mais organizados.

Aposte no marketing digital visando o crescimento do seu consultório

Infelizmente, muitas pessoas ainda não entendem por completo a importância da tecnologia na área da saúde. Por isso, tenha em mente que refutá-la também implica a perda de uma série de oportunidades para o crescimento de sua clínica.

Esta matéria, publicada pela Agência Brasil, é bastante elucidativa e mostra como é crescente o uso da Internet pelos brasileiros. Os dados são ainda mais chamativos quando se referem à utilização feita por meio de dispositivos móveis, como tablets e celulares.

Levando isso em consideração, por que não apostar no marketing digital? Aumentar a sua presença online pode ser a chave para conquistar novos pacientes e ser mais reconhecido. Ao tratar seu consultório e seu nome como marcas, torna-se mais provável que você seja encontrado por pessoas que ainda não conhecem o seu trabalho.

Faça um networking sólido

Uma rede de relacionamentos profissionais é sempre bem-vinda. Com ela, você fica mais próximo de outras pessoas que provavelmente têm dúvidas ou ambições parecidas com as suas.

Ao conhecer outros médicos, surge a possibilidade de receber pacientes encaminhados, que precisam de tratamentos relativos à sua especialidade. Saiba que essas recomendações podem gerar um ciclo virtuoso a partir de um networking sólido.

Outro ponto positivo evidente é a troca de informações e conhecimentos. Trata-se de um benefício mútuo, que pode ser útil para todos aqueles que trabalham com a saúde. Com isso, você fica mais próximo de adquirir uma visão sistêmica a respeito da profissão que escolheu.

Apenas tome cuidado para não parecer interesseiro. A maneira com a qual você aborda pessoas relevantes deve ser amistosa, mas sem perder o direcionamento do profissionalismo. Proponha o compartilhamento sem esperar retornos imediatos e sempre leve o contexto em conta. Aos poucos, você verá os frutos dessa prática aparecendo.

Tenha uma equipe de confiança

Você se lembra de quando citamos a montagem de uma equipe no começo deste texto? Pois bem! Saiba que um time competente é o suporte que você precisa para poder atender com mais tranquilidade e deliberar as obrigações administrativas. Recepcionistas, secretárias, contabilistas; enfim, todos os cargos que você julgar como necessários para o bom funcionamento de sua rotina.

A recepção, aliás, deve ser pensada com muito cuidado, pois pode ser um grande diferencial da clínica. Imagine o quão desagradável é chegar em um local que você não conhece e ser mal recebido pelas pessoas — quais são as chances de você voltar?

A organização também merece uma atenção especial. Com tudo em ordem, diminuem as probabilidades de você ter que lidar com algum imprevisto relativo à gestão. Sendo assim, contrate os talentos mais qualificados para serem seus colegas de trabalho.

Crie um diferencial

Todas as dicas listadas acima podem ajudar bastante a alavancar o seu negócio. Ainda assim, é preciso criar um diferencial em todos os momentos de interação entre você e seus pacientes. Isso quer dizer que não é só na consulta que você precisa cativá-lo, mas desde o primeiro contato dele com o seu nome.

Um paciente insatisfeito tende a fazer propagandas negativas, prejudicando seus resultados. Por outro lado, alguém que teve uma ótima experiência provavelmente indicará você a outras pessoas.

Portanto, tente fazer com que todas as etapas dessa relação sejam positivas e fique atento aos mínimos detalhes. Ofereça o máximo de comodidade àqueles que escolheram os seus cuidados como médico.

Você pode, por exemplo, enviar lembretes sobre as consultas. Experimente algumas ferramentas e softwares que ofereçam essa funcionalidade. Desse modo, será viável oferecer um benefício adicional à sua clientela e encantá-la ainda mais.

Alavancar o crescimento do seu consultório é uma atividade que exige planejamento e visão estratégica. Porém, é uma meta que pode ser alcançada colocando essas dicas em prática.

Se você gostou deste post, aproveite para ler algumas dicas para médicos em início de carreira!

Artigo
  • Avaliação
5
Resumo
Crescimento do seu consultório: aprenda já como alavancar!
Título
Crescimento do seu consultório: aprenda já como alavancar!
Descrição
Alavancar o crescimento do seu consultório tende a ser um dos principais desafios de quem trabalha na área da saúde. Saiba como!
Autor
Empresa
xDoctor
Logo Empresa
Autor

Escreva um comentário

Share This
xdoctor

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdo em primeira mão para melhorar a gestão e os resultados da sua clínica ou consultório!

Parabéns! Verifique seu e-mail para confirmar a sua assinatura. Caso não receba o e-mail verifique sua caixa de SPAM.