Alavancar o crescimento do seu consultório tende a ser um dos principais desafios de quem trabalha na área da saúde. Afinal, existem maneiras eficazes de fidelizar os pacientes e obter resultados mais satisfatórios com os atendimentos prestados?
Além de um bom planejamento e da elaboração de estratégias voltadas à gestão da clínica, também é preciso pensar em outros aspectos que não estão diretamente relacionados à atividade médica.
Pensando nisso, preparamos este post para ajudá-lo nessa questão. Se você tem interesse em saber mais, continue a leitura até o fim!
Elabore um plano de negócios
Médicos passam anos de suas vidas se preparando para atender as pessoas com o máximo de competência. Há, ainda, o tempo dedicado à residência e, eventualmente, a outras especializações.
Em virtude dessa especificidade, é compreensível que os médicos em início de carreira estejam ansiosos para vivenciar a rotina de atendimento. Até mesmo porque essa era a motivação inicial para que toda essa preparação acontecesse, não é mesmo?
No entanto, alguns profissionais acabam deixando de lado a rotina administrativa e esquecem que, apesar de todas as particularidades éticas envolvidas, também é preciso pensar no consultório como um negócio.
Sendo assim, ele deve ser analisado em uma perspectiva de longo prazo, porque somente dessa forma será possível detectar quais medidas tomar a fim de melhorar seu desempenho. Nesse sentido, contratar uma secretária — ou até mesmo formar uma equipe — pode ser de grande ajuda.
Feito isso, planeje tudo à sua volta: a distribuição das tarefas, a prioridade das atribuições e o prazo para a realização de determinados objetivos, como comprar materiais ou contratar novos funcionários. É recomendável fazer acompanhamentos semanais, mensais, trimestrais e anuais.
Defina metas
Após traçar um planejamento e acompanhar os resultados de seus atendimentos, defina algumas metas. Esse tipo de objetivo é importante porque funciona como um indicativo capaz de demonstrar quanto o seu negócio de fato cresceu.
Não se esqueça de que uma boa meta é aquela que é atingível e, ao mesmo tempo, desafiadora. Também é interessante que ela lide com demandas específicas e seja cumprida em um período de tempo previamente determinado. Veja, logo abaixo, alguns exemplos:
- diminuir o índice de consultas desmarcadas;
- controlar melhor os atrasos dos pacientes;
- aumentar a clientela;
- deixar os prontuários mais organizados.
Aposte no marketing digital visando o crescimento do seu consultório
Infelizmente, muitas pessoas ainda não entendem por completo a importância da tecnologia na área da saúde. Por isso, tenha em mente que refutá-la também implica a perda de uma série de oportunidades para o crescimento de sua clínica.
Esta matéria, publicada pela Agência Brasil, é bastante elucidativa e mostra como é crescente o uso da Internet pelos brasileiros. Os dados são ainda mais chamativos quando se referem à utilização feita por meio de dispositivos móveis, como tablets e celulares.
Levando isso em consideração, por que não apostar no marketing digital? Aumentar a sua presença online pode ser a chave para conquistar novos pacientes e ser mais reconhecido. Ao tratar seu consultório e seu nome como marcas, torna-se mais provável que você seja encontrado por pessoas que ainda não conhecem o seu trabalho.
Faça um networking sólido
Uma rede de relacionamentos profissionais é sempre bem-vinda. Com ela, você fica mais próximo de outras pessoas que provavelmente têm dúvidas ou ambições parecidas com as suas.
Ao conhecer outros médicos, surge a possibilidade de receber pacientes encaminhados, que precisam de tratamentos relativos à sua especialidade. Saiba que essas recomendações podem gerar um ciclo virtuoso a partir de um networking sólido.
Outro ponto positivo evidente é a troca de informações e conhecimentos. Trata-se de um benefício mútuo, que pode ser útil para todos aqueles que trabalham com a saúde. Com isso, você fica mais próximo de adquirir uma visão sistêmica a respeito da profissão que escolheu.
Apenas tome cuidado para não parecer interesseiro. A maneira com a qual você aborda pessoas relevantes deve ser amistosa, mas sem perder o direcionamento do profissionalismo. Proponha o compartilhamento sem esperar retornos imediatos e sempre leve o contexto em conta. Aos poucos, você verá os frutos dessa prática aparecendo.
Tenha uma equipe de confiança
Você se lembra de quando citamos a montagem de uma equipe no começo deste texto? Pois bem! Saiba que um time competente é o suporte que você precisa para poder atender com mais tranquilidade e deliberar as obrigações administrativas. Recepcionistas, secretárias, contabilistas; enfim, todos os cargos que você julgar como necessários para o bom funcionamento de sua rotina.
A recepção, aliás, deve ser pensada com muito cuidado, pois pode ser um grande diferencial da clínica. Imagine o quão desagradável é chegar em um local que você não conhece e ser mal recebido pelas pessoas — quais são as chances de você voltar?
A organização também merece uma atenção especial. Com tudo em ordem, diminuem as probabilidades de você ter que lidar com algum imprevisto relativo à gestão. Sendo assim, contrate os talentos mais qualificados para serem seus colegas de trabalho.
Crie um diferencial
Todas as dicas listadas acima podem ajudar bastante a alavancar o seu negócio. Ainda assim, é preciso criar um diferencial em todos os momentos de interação entre você e seus pacientes. Isso quer dizer que não é só na consulta que você precisa cativá-lo, mas desde o primeiro contato dele com o seu nome.
Um paciente insatisfeito tende a fazer propagandas negativas, prejudicando seus resultados. Por outro lado, alguém que teve uma ótima experiência provavelmente indicará você a outras pessoas.
Portanto, tente fazer com que todas as etapas dessa relação sejam positivas e fique atento aos mínimos detalhes. Ofereça o máximo de comodidade àqueles que escolheram os seus cuidados como médico.
Você pode, por exemplo, enviar lembretes sobre as consultas. Experimente algumas ferramentas e softwares que ofereçam essa funcionalidade. Desse modo, será viável oferecer um benefício adicional à sua clientela e encantá-la ainda mais.
Alavancar o crescimento do seu consultório é uma atividade que exige planejamento e visão estratégica. Porém, é uma meta que pode ser alcançada colocando essas dicas em prática.
Se você gostou deste post, aproveite para ler algumas dicas para médicos em início de carreira!