O consultório médico deve ser equipado com tecnologias úteis e efetivas que otimizam o diagnóstico, proporcionam organização dos dados clínicos e facilitam o armazenamento em menor espaço.

Um dos exemplos de grande valia é o aplicativo para captura de imagens, recurso cada dia mais usado pelos profissionais médicos para interpretar os detalhes obtidos nos exames e concluir sobre o estado de saúde do paciente.

Todavia, a diversidade de aplicativos tornou a escolha um pouco complexa para os médicos que desejam algo de fácil manuseio e com funções objetivas e, ao mesmo tempo, eficientes em seus propósitos.

Quer saber como escolher o aplicativo para captura de imagens para o consultório médico? Então, não perca as dicas que daremos a seguir!

Entenda o que são os aplicativos para captura de imagens

Trata-se de um software que possibilita o resgate de imagens que foram armazenadas durante a realização do exame do paciente ou de outros dados clínicos necessários à formalização do diagnóstico. Com o uso dessas plataformas, os profissionais poderão utilizar as informações dos pacientes fora dos softwares desenvolvidos em consultórios, compartilhando a condição clínica do paciente para outros profissionais.

Além disso, é possível imprimir os dados clínicos sem desconfigurá-los, situação que ocorre quando o médico utiliza recursos básicos do computador, dificultando, assim, a análise fora do sistema.

Saiba quais os benefícios da utilização dos aplicativos de captura

Os aplicativos de captura vieram para melhorar a rotina de um consultório médico, mas muitos profissionais ainda temem por essa implantação, alegando dificuldade de assimilação das funções do sistema ou falta de pessoal para executar esse procedimento.

Todavia, como as vantagens são percebidas em curto prazo, muitos médicos já consideram essas ferramentas essenciais no cotidiano de seus atendimentos e exploram todos os recursos inseridos na plataforma. Seguem abaixo os principais benefícios da utilização desse software.

Otimização das atividades

Em tempos modernos, o uso da tecnologia no consultório médico é condição fundamental para manter a organização dos dados clínicos, fazer levantamento de indicadores, fazer a gestão de recebimentos e apurar outras demandas.

Além disso, os recursos tecnológicos trouxeram benefícios clínicos e administrativos, como no caso dos aplicativos de captura de imagens. Isso se verifica pela viabilização das imagens em diversos formatos compatíveis para entregar os resultados conforme a necessidade do paciente e a melhoria na comunicação entre os envolvidos.

Sendo assim, percebe-se a otimização das atividades ora dificultadas pelos limitados recursos para emitir laudos ou encaminhar informações clínicas relevantes dos pacientes para outros especialistas.

Mais controle das informações capturadas

Os aplicativos para captura de imagens são usados com diversos propósitos e um deles se refere à manutenção de um raciocínio lógico da evolução clínica do paciente. Isso significa que as imagens serão organizadas conforme a data de realização do exame. Dessa forma, o médico fará comparações sobre a doença em questão com base na análise das imagens visualizadas, deduzindo sobre o prognóstico e intervindo precocemente.

Ademais, em algumas plataformas, é possível fazer o registro da atividade e restringir as funções do sistema mediante senha dos usuários, aumentando a segurança durante a utilização.

Geração de laudos eficientes

A emissão ou impressão de laudos devem ser objetivas e basear-se nas imagens obtidas durante o exame. O relatório enviado junto aos resultados imageológicos deve concluir sobre os achados. Assim sendo, a imagem deve ser nítida e capturar nuances que serão decisivas para concluir sobre o diagnóstico do paciente e, nesse ponto, os softwares devem ser muito sensíveis e específicos para essa finalidade.

Ademais, ao compartilhar os laudos em outras ferramentas, a qualidade das imagens não pode ser alterada significativamente, para manter o padrão eficiente da geração de resultados almejados pelos médicos. Dessa forma, espera-se que os aplicativos colaborem para a emissão de resultados em menor tempo e com mais qualidade para melhorar a assistência clínica e a satisfação do paciente com o serviço.

Veja como escolher o melhor software de imagens para consultório médico

Diante dos benefícios apontados, torna-se interessante usar os aplicativos para captura de imagens, sendo necessária apenas uma avaliação criteriosa das opções disponíveis atualmente no mercado clínico. Nesse caso, além do levantamento financeiro, que é fator determinante, outras variáveis devem ser levadas em consideração para escolher o aplicativo mais condizente com as expectativas dos profissionais clínicos.

Facilidade de manuseio do sistema

Os aplicativos para captura de imagens devem ser de fácil manuseio para os profissionais que atendem no consultório médico. As funções precisam ser de preferência autoexplicativas para conduzirem racionalmente o processo. Nessa situação, é importante buscar informações com outros profissionais que já utilizam o sistema e verificar quais são as principais limitações para não optar por ferramentas pouco efetivas para as demandas clínicas.

Variedade de funcionalidades

O consultório médico precisa de ferramentas versáteis para as necessidades assistenciais. Pensando nisso, os médicos gestores devem avaliar a funcionalidade dos aplicativos de imagens nas opções de software existentes. Dessa forma, é aconselhável pesquisar as funções do sistema, verificar as compatibilidades com os recursos tecnológicos já implantados no consultório médico e conferir quais são os requisitos para instalação.

Suporte especializado

Os aplicativos de imagens podem ser encontrados na versão gratuita ou financiados, sendo que as vantagens e desvantagens devem ser mensuradas previamente com os médicos e demais usuários. Para aqueles que optarem pelo software pago, é importante incluir o suporte especializado na ocasião da contratação a fim de sanar dúvidas no início da implantação ou outras relacionadas à atualização do sistema.

Segurança dos dados

Como toda plataforma tecnológica, é crucial solicitar informações sobre a segurança na movimentação dos dados tanto internamente quanto na possibilidade de transmiti-los externamente. Nesses casos, os médicos devem buscar informações a respeito da limitação de funções por usuário, do sistema de segurança para transmissão de informações online, dentre outras opções relevantes.

O consultório médico é um ambiente que necessita de recursos tecnológicos para aperfeiçoar sua rotina, melhorar a qualidade assistencial, organizar processos e fazer levantamentos financeiros significativos. Em relação aos aplicativos de captura de imagens, é fundamental escolher softwares eficientes e que atendam ao perfil da instituição para não gerar problemas futuros.

Agora que você já sabe da importância de implantar aplicativos para captura de imagens, não deixe de nos procurar para darmos mais informações a respeito desse software!

Artigo
  • Avaliações
5
Resumo
Consultório médico: Saiba tudo sobre aplicativo de captura de imagens
Título
Consultório médico: Saiba tudo sobre aplicativo de captura de imagens
Descrição
O consultório médico deve ser equipado com tecnologias que otimizam o diagnóstico, proporcionam organização dos dados e facilitam o armazenamento.
Autor
Empresa
xDoctor
Logo Empresa
Autor

Escreva um comentário

Share This
xdoctor

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdo em primeira mão para melhorar a gestão e os resultados da sua clínica ou consultório!

Parabéns! Verifique seu e-mail para confirmar a sua assinatura. Caso não receba o e-mail verifique sua caixa de SPAM.