Atrair mais pacientes e, sobretudo, fidelizá-los é o objetivo de muitos profissionais que atuam na área médica. Afinal, nada melhor do que olhar para a agenda e vê-la cheia de consultas, não é mesmo?

Assim como os clientes de uma empresa qualquer, é o paciente quem faz a rotina de um consultório girar. Por isso, é fundamental desenvolver um trabalho consistente no sentido de atraí-los.

Pensando nisso, elaboramos este post a fim de ajudá-lo a conseguir melhores resultados nesse aspecto. Leia até o fim para saber mais a respeito do assunto e conferir algumas dicas úteis!

Por que atrair mais pacientes?

Imagine que você decide fazer suas compras do mês em um novo mercado que abriu em seu bairro. Você gostou do atendimento que recebeu e achou a localização ótima. As chances de você voltar a esse estabelecimento são altas, certo? O mesmo raciocínio pode ser aplicado em relação ao seu consultório, principalmente se você está em início de carreira.

Sem pessoas para atender, sua atividade perde todo o sentido. É evidente que isso não implica o fim de sua trajetória profissional, mas é muito mais fácil continuar e evoluir profissionalmente a partir desse estímulo!

Além disso, trata-se de um ciclo virtuoso: quanto mais pacientes você atrai, mais aumenta a probabilidade de conseguir um número ainda maior de pessoas que se interessam pelos serviços que você oferece. Afinal, quem gostou voltará e ainda indicará aos amigos e familiares.

Como atrair mais pacientes?

Invista em marketing

Esse conselho vale tanto para quem tem poucos pacientes, quanto para aqueles que têm muitos. Embora o marketing médico ainda seja visto com certa desconfiança por alguns profissionais, ele pode ser um poderoso instrumento de captação.

Fazer marketing para sua clínica é investir em um método estratégico e planejado, cuja principal finalidade é construir uma ligação com quem se interessa pelos atendimentos disponibilizados.

A parte mais curiosa disso tudo é que é completamente viável desenvolvê-lo a partir de diferentes abordagens: direto, indireto, social, de relacionamento, de vendas, interno etc. Diferentes tecnologias podem ser utilizadas de acordo com as estratégias e ações planejadas. Enfim, existem muitas possibilidades nesse campo.

Ou seja, ele é vantajoso para fortalecer um vínculo que já existe com um paciente — oferecendo descontos ou avisando sobre novos serviços da clínica — e também para fortalecer o nome do consultório perante o público, atraindo novos pacientes.

Cuide muito do consultório

À primeira vista essa recomendação pode parecer estranha, mas cuidar do consultório vai muito além de embelezá-lo ou construir uma fachada chamativa. A ideia aqui é montar uma recepção totalmente organizada, que seja capaz de acolher as pessoas que nunca entraram no ambiente.

Em virtude disso, é preciso considerar a ambientação como um todo, já que todos os componentes em uma sala de espera têm o poder de impactar ou decepcionar um paciente em potencial. Portanto, nunca se esqueça de considerar:

  • o conforto dos sofás e poltronas;
  • o oferecimento de materiais distrativos, como televisão, revistas, tablets e até mesmo brinquedos;
  • a presença de um recepcionista ou secretário experiente, que saiba lidar com as mais distintas situações de atendimento;
  • o asseamento geral e dos sanitários;
  • a organização;
  • a estética.

Todos esses fatores são mais que relevantes na concepção do ambiente e não podem ser deixados de lado. A higiene, aliás, é um requisito indispensável, já que se trata de um local onde a saúde é tratada constantemente.

Sendo assim, pense na apresentação do consultório como o primeiro contato entre o seu trabalho e as pessoas. Veja se há uma harmonia geral que consegue acolher e causar bem-estar. Imagine-se, também, no lugar do paciente e avalie o tipo de experiência que você tem logo ao entrar.

Conte com um especialista de mercado

Sua clínica é limpa, bonita e confortável. O atendimento é realizado com excelência por você e por sua equipe. As ações de marketing estão a todo vapor. Ainda assim, se você sente que falta algo para atrair mais pacientes, a solução pode estar em contratar os serviços de um especialista no mercado da saúde.

Um profissional devidamente gabaritado pode analisar com maior perícia e identificar eventuais erros que atrapalham a gestão do negócio. Ele pode notar, por exemplo, que determinadas campanhas estão sendo direcionadas ao público errado ou detectar alguma falha sistêmica, que atrapalha sua forma de atender e deixa os pacientes insatisfeitos.

Além disso, ele também contribui identificando tendências mercadológicas. Se você trabalha como dermatologista, por exemplo, esse profissional pode colaborar indicando uma estratégia que está rendendo bons resultados nos atendimentos de dermatologia nacionais e internacionais.

Ofereça diferenciais

Antes de tudo, pense na comodidade dos pacientes. Você gostaria de esperar para ser atendido, apesar de ter marcado hora? Se sentiria confortável ao perceber que está sendo examinado com pressa? Voltaria a uma clínica na qual foi mal recepcionado pela equipe?

Para ser melhor em todos esses aspectos, a organização se mostra como um componente imprescindível. Tente, a todo custo, não atrasar os horários que você agendou, porque isso gera um “efeito bola de neve”, que pode ser prejudicial em diferentes sentidos, precarizando o atendimento que você oferece aos pacientes.

Felizmente, a tecnologia tem muito a contribuir nesse âmbito. As ferramentas de gestão para consultório exemplificam isso muito bem, pois ajudam a lidar com inúmeras demandas organizacionais que interferem diretamente na qualidade do serviço.

Ter um prontuário eletrônico, por exemplo, pode agilizar por completo o tempo de espera entre uma consulta e outra. Aliás, esse tipo de recurso se mostra útil sob diferentes perspectivas, ajudando também na redução de custos.

Um cadastro otimizado dos pacientes também é muito efetivo, porque ajuda no agendamento e facilita o trabalho de quem lida cotidianamente com tantas informações parecidas.

Tente, também, atender de maneira humanizada e com paciência. Demonstrar frieza ou examinar apressadamente pode fazer com que as pessoas se sintam incomodadas e falem mal de você.

Atrair mais pacientes não é uma tarefa fácil. No entanto, é possível executá-la sem maiores problemas: bastar tomar alguns cuidados e optar pelas iniciativas corretas. Aos poucos, você atenderá cada vez mais e melhor.

Se você gostou deste texto, aproveite para entender como as redes sociais podem ajudar sua clínica! Com certeza nosso post sobre o assunto vai lhe ajudar muito.

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