Saiba por que aderir ao agendamento medico online agora mesmo! O agendamento médico online é uma estratégia eficaz para os gestores clínicos que desejam controle e organização dos processos. Além disso, os benefícios são notórios também para os pacientes.

Todavia, alguns gestores ainda temem pela implantação dessa tecnologia, alegando alto custo ou necessidade de treinamento dos funcionários, fatores mínimos perto das vantagens alcançadas em longo prazo.

Por isso, cabe aos gestores o entendimento do processo de agendamento online e das vantagens clínicas e econômicas que serão percebidas ao longo do tempo, além da percepção de organização das rotinas. Quer entender mais sobre agendamento online? Então não deixe de ler nosso post de hoje!

Afinal, o que é agendamento online?

Trata-se de um software para marcação de consultas pelo meio eletrônico. Nesse sistema, o paciente acessa a plataforma online da empresa, entra na função marcação de consulta e escolhe a data, horário e o profissional médico. Essa inovação veio para trazer segurança na transcrição dos dados, evitar marcações em dias errados pela equipe de recepção ou mesmo falha na comunicação com o paciente.

As plataformas de marcação online normalmente enviam no e-mail do paciente a confirmação do agendamento, constando informações pertinentes à consulta que foi inserida durante o procedimento. Para os gestores, o relatório de marcação de consultas será obtido facilmente sem rasuras ou letras ilegíveis da equipe administrativa que inseria os dados dos pacientes na agenda manuscrita de cada profissional de saúde.

Quais os recursos do agendamento médico online?

Existem diversas modalidades de software para agendamento que vieram para substituir as agendas ou as planilhas em Excel. Além disso, em algumas plataformas é possível incorporar serviços complementares. Outro ponto importante é a possibilidade de obter dados relevantes sobre esse processo, mediante os relatórios gerados pelo sistema. Assim, é possível saber os horários de maior demanda e aqueles de grande ociosidade.

A partir dessas informações, os gestores podem fazer intervenções direcionadas às principais demandas dos pacientes em relação ao horário, dia da semana e maior número de profissionais clínicos.

Quais são as principais vantagens?

O agendamento médico online é uma ferramenta tecnológica desenvolvida devido às demandas das clínicas e da possibilidade de melhorar os serviços administrativos prestados conjuntamente. Dessa forma, a sua implantação traz benefícios tanto nas rotinas menos complexas quanto naquelas que exigem muita atenção. Por isso, a implantação dessa estratégia será útil em todos os âmbitos.

Veja a seguir algumas vantagens consolidadas dos gestores que usam essa estratégia!

Redução de erros

A versão tradicional de marcar o agendamento do paciente nas agendas de cada médico gerava transtornos em diferentes aspectos, sendo a caligrafia um dos fatores com maior índice de reclamação. Somava-se a isso o curto espaço disponível para inserir informações importantes dos pacientes, como nome completo, telefone para contato, alguma observação para facilitar o atendimento desses indivíduos etc.

Felizmente, para aqueles que já aderiram ao agendamento médico online já não há o incômodo com esses erros que causavam aborrecimento para todos os envolvidos. Com a marcação online, o relatório já emite a listagem de forma objetiva e legível para todos os interessados.

Mais praticidade

Antigamente, os pacientes passavam horas e se programavam para fazer as ligações telefônicas referentes ao agendamento de uma consulta clínica. Isso porque ainda era preciso realizar essa atividade em horário comercial ou conforme as orientações de funcionamento previamente esclarecidas.

Com o agendamento online, os pacientes podem acessar a plataforma em qualquer horário e obter informações a respeito da disponibilidade do médico, os horários mais próximos para atendimento e a relação de profissionais que prestam serviços clínicos naqueles consultórios.

Também é possível encontrar orientações sobre quais operadoras de planos de saúde estão cadastradas, o valor da consulta particular e outras informações a respeito de marcação de exames ou procedimentos ambulatoriais.

Funcionamento 24 horas

Além da praticidade oferecida pelo software de clínicas, os pacientes têm autonomia para reservar o atendimento com o médico em qualquer horário do dia, evitando o desgaste pela dificuldade em contatar a equipe administrativa durante o expediente diurno. Sendo assim, os pacientes terão autonomia para fazer o agendamento conforme sua disponibilidade, facilitando encaixar esse compromisso dentre as atividades pessoais e profissionais do cotidiano.

Outra vantagem é que plataforma envia a confirmação do agendamento, que serve para diminuir o absenteísmo daqueles que utilizam apenas a memória pessoal para guardar esse evento importante.

Melhoria do atendimento

Quando o paciente obtinha êxito na ligação telefônica, nem sempre conseguia tudo o que pretendia em termos de comunicação.  Às vezes, a indecisão quanto à data de marcação ou a impaciência do atendente já é motivo de indignação por ineficiência do atendimento.

Outros fatores também contribuíam para essa percepção negativa dos diversos tipos de pacientes, como a atenção da atendente dada àqueles indivíduos que já aguardavam no consultório, o processamento dos dados do paciente via telefone e outras imprevisibilidades.

Com o agendamento médico online, o cadastro do paciente é rápido, o sistema agiliza todo o processo, restando apenas ao indivíduo a responsabilidade de chegar pontualmente ao dia da consulta e ajudar na comunicação com o médico.

Minimização dos custos

A marcação online de consultas é uma alternativa eficiente para a grande geração de papéis e diminuição do armazenamento de documentos nos consultórios. Isso porque, na maioria das vezes, essa tarefa já está acoplada a um software mais complexo. Assim sendo, quando o paciente faz o agendamento online e chega à recepção para ser atendido, ele será cadastrado integralmente e os profissionais clínicos farão a inserção dos dados no prontuário eletrônico.

Portanto, essa prática reduz consideravelmente o consumo de papéis, evita o desperdício de insumos e diminui a área destinada ao armazenamento dos prontuários dos pacientes, principalmente daqueles que ainda não foram digitalizados.

O agendamento médico online é uma proposta eficiente para os gestores que almejam melhorias na produtividade, redução de custos com insumos e inserção de atividades clínicas e administrativas diferenciadas. Além disso, os benefícios observados pelos pacientes também são percebidos, principalmente devido à facilidade em poder escolher a data mais condizente com suas atividades cotidianas.

E você, já implantou o agendamento médico online? Tem interesse em modificar os processos de marcação de consultas? Então, entre em contato conosco e obtenha mais informações a respeito dessa tecnologia!

Autor

Escreva um comentário