O sucesso na medicina só é conquistado com muito estudo e organização. No entanto, existem formas práticas de alavancar a sua carreira na área, e elas podem fazer com que você chegue mais rápido ao patamar que deseja estar.

Levando isso em conta, preparamos este post com alguns conselhos úteis e relevantes para acelerar o seu crescimento profissional. Fique atento a todos eles e aproveite a leitura!

Como um plano de carreira pode ajudar?

Por mais que alguns profissionais ofereçam resistência à ideia de planejar suas próprias carreiras, acredite: fazê-lo é muito mais fácil do que lidar com pacientes insatisfeitos.

Traçar um plano de carreira nada mais é do que elencar seus principais objetivos como médico e quais atitudes devem ser tomadas para que você possa atingi-los. Ele também envolve, é claro, alguns prazos e a ordenação de etapas, já que determinadas coisas só podem ser feitas após a realização de outras.

Ou seja, a maior contribuição que ele traz para ajudar a desenvolver uma carreira é o fato de organizá-la, dividindo-a em etapas. Imagine, a título de exemplificação, que você está no período de residência e logo se tornará um especialista. Ser residente é um passo que antecede a especialização, do mesmo modo que ser especializado é necessário para definir seu principal rumo a ser seguido na medicina.

Em um planejamento de carreira, é preciso pensar constantemente no que você almeja. Você quer abrir um consultório? Vê com bons olhos a possibilidade de fazer um mestrado e/ou uma pós-graduação? Tem vontade de dar aulas? Pensa em estudar no exterior? Quer seguir em um campo da profissão ainda inexplorado?

Todas essas reflexões podem se tornar realidade, auxiliando na construção de uma carreira brilhante. Por outro lado, elas também demandam uma série de recursos e carecem de uma preparação previamente elaborada.

Como obter sucesso na medicina?

É válido ressaltar que o sucesso é um conceito abstrato, que permite inúmeras interpretações. Por isso, ser bem-sucedido é algo que varia muito, de acordo com as diferentes percepções que as pessoas têm sobre o assunto. As dicas listadas abaixo são gerais e voltadas à obtenção de sucesso na profissão médica, ok?

1. Faça um networking sólido

Uma rede de contatos profissionais, ao contrário do que muitos pensam, não é útil apenas para quem busca recolocação ou algo do gênero. Manter essas relações, aliás, é proveitoso até sob o ponto de vista da gestão de clínicas e consultórios, já que médicos mais experientes podem dar conselhos valiosos sobre a burocracia envolvida nos processos e assim por diante.

A área médica tende a se beneficiar ainda mais disso, justamente por apresentar uma segmentação bastante delimitada entre as especializações. Se você é um clínico geral, por exemplo, tem muito a aprender com um oftalmologista e vice-versa.

A troca de informações sobre oportunidades de trabalho, aquisição de conhecimento, rotina profissional e outras temáticas inerentes à profissão é uma forma extremamente positiva de continuar aprendendo mesmo após o fim da faculdade.

Dessa forma, construa relações desse tipo a fim de contribuir com o seu crescimento e também com o de outras pessoas. Não aja, em nenhuma hipótese, de um modo que possa parecer interesseiro, e esteja realmente disposto a falar e a ouvir.

2. Invista em marketing pessoal

O marketing médico ainda é visto como uma espécie de tabu por gente da área. Entretanto, ele tem se mostrado uma poderosa ferramenta no sentido de construir uma ligação entre sua clínica e seus pacientes, além de ajudar muito na divulgação de seus serviços.

O que mais chama atenção é a versatilidade teórica que ele apresenta, já que pode utilizar dos mais variados conceitos, meios e tecnologias para gerar resultados. Uma das suas subdivisões é o marketing pessoal, cujo intuito é fortalecer o nome de um profissional diante de seu público-alvo.

Não à toa, muitos médicos com currículos invejáveis acabam tendo algumas dificuldades em suas carreiras — eles não sabem exatamente como mostrar essas virtudes e competências às pessoas.

As redes sociais também são alternativas valiosas nesse âmbito. Por meio delas, você pode fortalecer a sua imagem e/ou a de sua clínica, atraindo novos pacientes.

3. Continue estudando

Por mais cheia que sua agenda esteja, não se esqueça nunca de continuar aprimorando seus conhecimentos. Afinal, o mercado é voraz e dificilmente dá alguma brecha àqueles que não se atualizam com frequência.

O melhor caminho para continuar crescendo nessa perspectiva são os estudos. Vá, sempre que puder, a eventos, palestras e workshops para entender mais sobre as atualidades da área. Inclusive, essas ocasiões são ótimas oportunidades para fazer networking.

Planeje-se, também, para fazer cursos livres e especializações, pois eles são excelentes escolhas para conhecer mais a respeito de um assunto específico. Mestrados e doutorados, por sua vez, podem causar um impacto muito significativo em seus ganhos.

4. Capriche no atendimento

Atender com qualidade vai muito além do que se passa na clínica. Uma vez que você conquista e fideliza os pacientes, eles muito provavelmente podem fazer indicações do seu trabalho para outras pessoas, dando início a um ciclo virtuoso.

Portanto, atenda de forma humanizada e jamais demonstre pressa às pessoas. Elas precisam de seus cuidados e devem se sentir acolhidas desde o momento em que entram em seu consultório. Por isso, pense em todos os aspectos da recepção, ok?

O conforto, a higiene e a capacidade da secretária ou recepcionista de lidar com ocasiões distintas de atendimento são diferenciais mais do que significativos, podendo determinar se um paciente voltará à sua clínica ou não.

Considere, também, investir em uma ferramenta de gestão especialmente desenvolvida para médicos. Esse tipo de solução comporta uma série de funcionalidades que tendem a facilitar a rotina de um consultório. Assim, você evita atrasos nas consultas, tem acesso a prontuários eletrônicos, pode agilizar o tempo entre uma consulta e outra e otimizar o atendimento em geral, gerando mais satisfação para os pacientes.

Enfim, o sucesso na medicina pode ser alcançado com muita persistência e dedicação. Algumas práticas, porém, ajudam a percorrer esse longo caminho e a chegar na realização profissional.

Se gostou deste post, aproveite para conferir dicas para médicos em início de carreira. Elas certamente podem ajudar você e seus colegas de profissão!

Autor

Escreva um comentário